Final de semana é marcado por intensa fiscalização de trânsito em Belém e Mosqueiro

WhatsApp Image 2017-01-23 at 10.59.56Uma ampla operação de trânsito promovida pela Prefeitura de Belém foi realizada neste final de semana em diversos pontos do município e também no distrito de Mosqueiro. Ao todo, 58 veículos flagrados em irregularidades foram apreendidos pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). A ação contou ainda com o apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB) e da Polícia Militar do Pará (PM-PA).

A Operação Troia, iniciada na última sexta-feira, 20, percorreu pontos do centro comercial da cidade e do bairro da Cabanagem. No período de 8h às 16h foram apreendidos 35 veículos irregulares, sendo 32 motos, dois carros e um caminhão. No sábado, 21, entre as 14h e 19h, os agentes de trânsito da Semob, em conjunto com a Guarda Municipal, fiscalizaram as vias de Mosqueiro, iniciando pela praia de Carananduba até a Vila. Ao final da operação, 11 veículos foram apreendidos.

No domingo, 22, mais uma operação foi realizada nas vias de Belém. A operação ocorreu de forma itinerante, em diversos pontos das Avenidas Augusto Montenegro, Almirante Barroso e Presidente Vargas, além do Ver-o-Peso, entre outros. Dessa vez, 12 veículos foram recolhidos, entre motos, micro-ônibus e vans.

De acordo com o diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas, esta operação é apenas mais uma entre outras que são constantemente realizadas pelo órgão. “A fiscalização é importante para coibir irregularidades cometidas por condutores imprudentes. Além de buscarmos regularizar a conduta do motorista, também levamos em consideração outros itens previstos no Código de Trânsito Brasileiro como as condições de trafegabilidade e o estado de conversação dos veículos”, explicou.

Para o inspetor da Guarda Municipal, Roberto Campos, operações como essa auxiliam no combate à criminalidade na região. “Boa parte dos crimes são cometidos por indivíduos que utilizam motocicletas. Há registros de bandidos que se caracterizam como mototaxistas para agir, denegrindo a imagem do profissional. Ao fazermos abordagens como essa, retiramos de circulação quem não é legalizado e ao mesmo tempo coibimos a ação de bandidos”, destacou.

Texto: Ricardo Miranda
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)