Motoristas são fiscalizados na Vileta

d5cbb348-e2e0-439a-bee9-f191c45a2f15O primeiro trecho do binário que a Prefeitura de Belém está implantando nas travessas Vileta e Humaitá foi inaugurado há pouco mais de duas semanas e o perímetro da Vileta compreendido entre a rua Antônio Everdosa e avenida Duque de Caxias já conta com toda a sinalização de trânsito adequada, inclusive placas informando o novo sentido da via e a ciclofaixa. Agora, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana intensifica o trabalho de fiscalização para garantir o cumprimento das leis de trânsito por motoristas, pedestres e ciclistas.

Durante a primeira etapa de implantação do sentido único da Vileta, agentes de trânsito, agentes educadores e apoiadores operacionais da Semob estiveram em todos os cruzamentos da via prestando orientações aos condutores, moradores da área e transeuntes em geral sobre a mudança. Na segunda etapa da operação, iniciada nesta segunda-feira, 16, a Semob pretende uma ação de fiscalização mais efetiva.

“Realizamos um intenso trabalho educativo na via, batemos de porta em porta nas casas e estabelecimentos comerciais localizados na Vileta para informar sobre a alteração e abordamos condutores que transitam na área, inclusive com panfletos informativos, tudo isso com o objetivo de informar o maior número de pessoas possíveis. Agora chegou a parte da fiscalização que já estava dentro da nossa programação, mas que inclusive visa atender a solicitação dos próprios moradores, que reclamavam das constantes irregularidades cometidas por motoristas imprudentes”, explicou o diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas.

Ao longo desta semana agentes de trânsito ciclistas irão percorrer toda a extensão da ciclofaixa existente no trecho liberado para circulação. Todo condutor flagrado cometendo qualquer tipo de infração de trânsito será abordado pelos agentes e orientado a sanar a irregularidade para depois ser liberado. Porém, caso haja a negativa em atender as recomendações dos agentes, haverá autuação.

O comerciante José Carlos Souza, que é morador da área, aprovou a mudança. Na opinião dele, desde que o trecho passou a ter sentido único, o trânsito está fluindo melhor. “E vai melhorar mais ainda quando o restante da obra for finalizada”, acredita.

O motociclista Edinaldo Silva compartilha da mesma opinião, e se diz a favor de que todas as vias paralelas virassem binário. “Acredito que dessa forma o trânsito melhore como um todo. Claro que primeiramente deveria ser realizado um estudo técnico, mas se a via comporta que seja adotado um único sentido para o trânsito fluir, sou totalmente favorável”, defende.

O próximo passo para a implantação do binário Vileta/Humaitá é a continuidade na sinalização do trecho da Vileta que ainda não foi aberto, que parte da Duque de Caxias até a avenida João Paulo II. “Acreditamos que nas próximas semanas poderemos concluir o projeto da Vileta e depois intervir no trânsito da Humaitá, que passará a ter o sentido oposto”, disse Chagas.

Por Ricardo Miranda