Consulta pública do transporte público entra em fase de consolidação de dados

Da Redação – Agência Belém de Notícias

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informa que foi concluída a consulta pública on-line para a concessão dos serviços do Sistema de Transporte Público Coletivo de Passageiros do Município de Belém à meia-noite do dia 25 de junho.

Os dados estão em fase de consolidação e análise por parte da equipe técnica. Encerrado esse estágio, as sugestões serão sistematizadas e, em breve, divulgadas para a sociedade.

A partir dos resultados da consulta, a contribuição da população poderá ser utilizada como subsídios na elaboração do Edital de Licitação do Transporte Público por Ônibus, conforme estabelecido na Resolução nº. 054/2022 do Conselho Deliberativo (Condel) da Semob.

Pelo documento a Semob aprovou o projeto básico e autorizou a realização da consulta pública, homologada pelo Decreto Municipal nº. 104.253, de 10 de maio de 2022.

Antes da abertura da licitação pública (fase externa), a minuta do edital ainda deverá ser aprovada pelo Condel e, por fim, encaminhada para homologação do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Integração – A Semob busca com a licitação a sustentabilidade a longo prazo do setor de transporte público, com tarifas de remuneração justas e compatíveis com a integração tarifária dos serviços.

A licitação vai permitir a regularização da situação contratual do setor ao melhorar as condições das viagens e elevar o nível do serviço ofertado na rede de transporte do município, através da oportunidade de ampla concorrência para empresas de âmbito nacional.

Além disso, o processo licitatório vai modernizar a estrutura de gestão, possibilitando mais transparência para o setor, por meio da adoção de novas tecnologias gerenciais e auditoria.