Prefeitura toma medidas para assegurar melhorias no serviço de transporte público em Belém

Da Redação – Agência Belém de Notícias – Atualizado em 14/03/2022 14:03

A Prefeitura de Belém, por meio da  Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), explica que vem acompanhando com atenção redobrada o agravamento nacional e local da situação do transporte público coletivo, ocasionado pela pandemia da covid-19 e pelos constantes aumentos do combustível, especialmente com a escalada de aumentos determinada pelo governo federal, na última semana.

Neste contexto, a Semob vem buscando soluções para garantir uma prestação adequada no serviço (regularidade, segurança, etc) à população.

Contudo, também entende que as medidas a serem adotadas para assegurar a continuidade e a melhoria no serviço de transporte público coletivo envolvem um necessário esforço conjunto de todas as esferas de governo.

Como exemplo, a recente aprovação pelo Senado Federal, a partir de demanda apresentada pela Frente Nacional de Prefeitos, do Projeto de Lei 4.392/2021, que constitui um fundo de R$ 5 bilhões, para subsidiar gratuidades no transporte coletivo em nível nacional. Este PL encontra-se pendente de votação na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Por fim, a Semob está ultimando a análise técnica dos estudos tarifários apresentados pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel).