Prefeitura de Belém dá início à operação de educação no trânsito na porta das escolas

CreateThumbnailAcordar cedo para ir ao colégio volta a ser um hábito diário para alunos de diversas escolas da capital. Por isso, a Prefeitura de Belém, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu início na manhã desta terça-feira, 17, a mais uma edição da Operação Volta às Aulas, ação desenvolvida pelo setor de educação do órgão e que tem por objetivo despertar a conscientização dos estudantes, pais e responsáveis a respeito de comportamentos seguros no trânsito.

O Colégio Santa Rosa, localizado no bairro de Batista Campos, foi a primeira instituição de ensino a receber a ação. Enquanto os arte-educadores da Semob distribuíam folhetos às crianças, pais ou responsáveis contendo orientações relativas à segurança e respeito às áreas de estacionamento, os agentes de trânsito atuavam em outra linha, que era o combate a irregularidades no trânsito, como formação de filas duplas e estacionamento irregular.

“As escolas localizadas ao longo de corredores de fluxo intenso de veículos são as que historicamente apontam um alto índice de congestionamento, principalmente no horário de entrada e saída dos estudantes. Daí a necessidade de atuarmos, primeiramente, com a educação e depois com medidas mais enérgicas”, explica o diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas.

Para a profissional de instrumentação cirúrgica Adriana Matos, ações de conscientização como essas são muito importantes, principalmente em áreas de grande fluxo de pessoas. “A área delimitada para embarque e desembarque está bem localizada na rua dos Tamoios, por isso não se justifica que muitos responsáveis parem seus veículos em qualquer lugar para levar seus filhos para dentro da escola. Procuro sempre vir acompanhada para deixar os meus e enquanto os levo para dentro, meu marido sai a procura de uma vaga para estacionar”, ensina.

A advogada Sílvia Dias reforça e diz que a educação no trânsito é muitas vezes esquecida por grande parte dos condutores e comemora iniciativas como a da Operação Volta às Aulas da Semob. “Até ano passado era muito difícil até atravessar a rua em frente à escola. Muitos motoristas não paravam e até reclamavam daqueles poucos que respeitavam o pedestre. Depois que a Semob implantou uma faixa de travessia no local melhorou bastante”, elogiou a advogada que, utilizando a bicicleta como meio de transporte, ainda dava um bom exemplo ao filho João Francisco ao fazer uso de equipamentos de segurança, como capacete e cadeirinha.

“A educação não é repassada aos filhos apenas com palavras, mas também com ações e boas práticas. Todos nós que somos pais ou responsáveis por alguém, queremos dar um bom exemplo para que nossos filhos cresçam e se tornem adultos responsáveis. No trânsito isso não é diferente. Respeitar o próximo deve ser sempre uma prioridade”, afirma Chagas.

A operação Volta às Aulas da Semob continua nesta quarta-feira, 18, em frente ao colégio Moderno. A ação prosseguirá, ainda, nos colégios Santa Catarina (dia 19), Nazaré (dia 20), Universo (dia 23), Gentil Bittencourt (dia 24), Escola Peteleco (dia 25), Santa Emília (dia 26), Santo Antônio (dia 27), Ideal Jr. (dia 30) e Ypiranga (dia 31). A ação está prevista para ocorrer nos horários de entrada e saída dos estudantes, nos períodos de 7h às 8h30 e de 11h às 12h30. Após esse primeiro período, a Semob deve voltar a ação para as escolas públicas do município.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)