O que você procura?

Semob aborda ciclistas em Pit Stop Educativo na Vileta

Aila Mendes Ciclista
Aila Mendes Ciclista

Alertar para o uso da ciclofaixa e de equipamentos de segurança foram os principais pontos abordados na ação de conscientização aos ciclistas realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), na manhã desta terça-feira, 29, na travessa Vileta, próximo à avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco. A ação fez parte da campanha Maio Amarelo, que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes no trânsito.
Na ação Pit Stop Educativo, agentes e arte-educadores da Semob pararam os ciclistas que passavam pela ciclofaixa, distribuíram panfletos, adesivos e repassaram informações. “Acho ótima a realização dessas ações, pois o ciclista corre muito perigo. Gostaria que fossem realizadas mais ações como essa”, disse a costureira Aíla Mendes, que usa a bicicleta protegida por equipamentos, como capacete e apito. “Se todo o ciclista pedalasse com os equipamentos de proteção e com a sinalização correta da bicicleta, seria ótimo”, completou ela.
Segundo levantamento realizado em 2014 pelo Ministério da Saúde, pouco mais de 1.300 ciclistas morreram em acidentes de trânsito em todo o país. Dados do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) revelam que em 2016 houve 525 ciclistas feridos e 14 mortos na Região Metropolitana de Belém. Ações de conscientização auxiliam a diminuir esses registros.
“Iniciativas de conscientização são muito importantes hoje em dia, por conta da situação que a gente encontra. Não temos segurança no trânsito. Quando há ações de educação e locais, como as ciclovias, para o transbordo dos ciclistas, a situação só tende a melhorar”, afirmou o pedreiro Alex Ferreira, que usa diariamente a bicicleta.
A chefe de Visão de Educação para o Trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro, explicou que o ciclista tem que ter a mesma responsabilidade que qualquer outro condutor na rua, e por isso deve ser orientado a tomar os cuidados necessários. “O ciclista também faz parte do trânsito, assim como o pedestre, o motociclista e o motorista. Devemos lembrá-los de que existem as ciclofaixas exclusivamente para eles. E onde não tiver, que utilizem locais mais adequados, como o meio-fio, para transitar com segurança”, explicou.
Tatiane ainda listou os equipamentos básicos para a segurança do ciclista. “Os equipamentos básicos de segurança são capacete, cotoveleira, joelheira. Não devemos nos esquecer dos ajustes na bicicleta com relação aos freios e à manutenção”, frisou.
As ações de conscientização e educação da campanha Maio Amarelo vão ter continuidade nessa quarta-feira, 30, com uma fiscalização na avenida Nazaré com a travessa Quintino Bocaiúva, que encerrará a campanha no mês de maio. As iniciativas têm cunho educativo.
Por Luiz Antonio Pinto
Fotos: João Gomes