O que você procura?

Semob faz Pit Stop Educativo em São Brás para orientar motociclistas

e0b9e09c-d0f2-43c7-b1be-770fa0d97a03Como parte das ações da campanha Maio Amarelo, que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizou na manhã desta segunda-feira, 28, um Pit Stop Educativo, operação de fiscalização e conscientização aos motoqueiros da capital paraense. A iniciativa ocorreu na rua Cipriano Santos, ao lado do Terminal Rodoviário de Belém, em São Brás.
Cerca de dez agentes de transporte, educação e trânsito participaram da fiscalização. Eles pararam os motociclistas que passavam pela via, deram orientações e distribuíram folhetos e laços amarelos. Para o manobreiro Joab Costa, que foi parado na ação, esse tipo de intervenção auxilia os condutores a não cometerem erros no trânsito. “É muito bom ter esse tipo de iniciativa. Pude receber orientações sobre o calçado adequado e assim evitar acidentes que possam ocasionar graves consequências, como uma fratura exposta ou algo do tipo. Isso conscientiza o condutor e proporciona um transporte seguro na cidade”, disse.
Sem Descrição
“A ação é de orientação com relação à segurança dos motociclistas, direção segura e equipamentos adequados”, informou a chefe de Visão de Educação para o Trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro, que ainda salientou a importância da fiscalização. “A partir do momento que eles seguem as leis, com certeza preservam a vida, com a utilização dos equipamentos. Tudo isso é voltado para a segurança dos condutores”, completou.
Segundo o mototaxista Diego Olegário, que trabalha em um ponto ao lado do terminal rodoviário, há muitos condutores que ainda não têm conhecimento sobre as leis de trânsito. Por esse motivo, segundo ele, as orientações vindas dos órgãos oficiais são de suma importância. “Há muitas pessoas que ainda são muito leigas no trânsito, cometem muitos erros. Então a fiscalização, para esse tipo de pessoa, é muito importante. Para nós, que somos mototaxistas legalizados, serve como orientação e lembrete”, afirmou.
As fiscalizações que integram a campanha Maio Amarelo terão continuidade nessa semana. Nesta terça-feira, 29, ocorrerá na travessa Vileta uma iniciativa de conscientização para os ciclistas. Na quarta, 30, será promovida uma ação na avenida Nazaré com a travessa Quintino Bocaiúva, que encerrará a campanha do mês de maio. As iniciativas são de cunho educativo e estão sendo realizadas no período da manhã.
Por Luiz Antonio Pinto
Fotos: João Gomes