Semob intensifica fiscalização de trânsito na Vileta

93585_321324A partir desta segunda-feira, 16, a Prefeitura de Belém inicia uma nova frente de atividades na travessa Vileta. O trecho compreendido entre a rua Antônio Everdosa e avenida Duque de Caxias, que há duas semanas passou a ser mão única no sentido Pedreira/Marco, passará a ser fiscalizado de forma mais efetiva pelos agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). O objetivo é garantir a fluidez no trânsito e coibir práticas que ferem o Código de Trânsito Brasileiro, sobretudo no que tange o direito de ir e vir dos ciclistas, já que na via foi implantada uma ciclofaixa, e também dos pedestres, no respeito às calçadas.

“Durante a primeira fase de adaptação do novo sentido da Vileta, estivemos em todos os cruzamentos da via com uma ação educativa, orientando e informando os moradores e pessoas que transitam pela área sobre a mudança. Por se tratar de uma fase informativa, os condutores que ainda não tinham conhecimento da alteração e achavam que a Vileta ainda permanecia com a mão dupla, recebiam as orientações e depois retornavam pela via de origem. Porém, na próxima segunda-feira já começa uma nova fase no cronograma de ações previstas na área, que será a fiscalização”, explica a superintendente da Semob, Ana Paula Grossinho.

Agentes de trânsito ciclistas irão percorrer toda a extensão da ciclofaixa existente no trecho liberado para circulação. O condutor flagrado cometendo infração será abordado pelos agentes e orientado a sanar a irregularidade para depois ser liberado. Porém, caso haja a negativa do condutor em atender as recomendações dos agentes, haverá autuação. “Recebemos diversas queixas dos moradores da área sobre as constantes irregularidades que vêm sendo cometidas na área e por isso vamos averiguar as denúncias. Esta é uma forma de também mostrar ao cidadão que as solicitações levadas ao órgão são ouvidas e atendidas”, esclarece o diretor de trânsito, Marcos Chagas.

As mudanças de trânsito previstas para a implantação do binário das travessas Vileta e Humaitá estão sendo implantadas de forma gradativa. Enquanto isso está sendo sinalizado o trecho entre as avenidas Duque de Caxias e João Paulo II. O canteiro central da Vileta com a João Paulo II já foi removido e um novo semáforo será implantado no local. Tão logo a Vileta esteja totalmente concluída os trabalhos passarão à Humaitá.

Por Ricardo Miranda