Trânsito na Avenida Augusto Montenegro será alterado para obras

CreateThumbnailA partir das 14h desta quinta-feira, 02, motoristas que trafegam na Avenida Augusto Montenegro deverão ficar atentos a um novo desvio de trânsito na via. Para dar continuidade à segunda etapa das obras do BRT, o trânsito na avenida, sentido Icoaraci/Entroncamento, será desviado da pista de rolamento regular para a pista provisória no canteiro central. Com isso, os motoristas deverão acessar a canaleta do BRT na altura da Rua Betânia, só podendo retornar para a pista de asfalto às proximidades de uma escola de idiomas.

De acordo com o Consórcio responsável pela obra, a interdição é necessária para a instalação de mais um trecho de drenagem e pavimentação e para o início das fundações do novo viaduto da Augusto Montenegro sobre a confluência das avenidas Centenário e Independência. A previsão para conclusão é de, aproximadamente, dois meses. Durante esse período, o Consórcio concluirá todos os desvios para as alterações de trânsito necessárias para a implantação do novo viaduto da Augusto Montenegro, fundamental para a operação do BRT.

Viaduto

Durante os serviços de drenagem, os operários da obra também iniciarão a construção de um viaduto no cruzamento da Augusto Montenegro com as avenidas Centenário/Independência. “O viaduto será construído para atender ao fluxo de veículos da Avenida Augusto Montenegro, enquanto que a interseção da Centenário com Independência passará por debaixo da construção”, explicou Cláudio Soares, gerente do Consórcio BRT Belém.

Atualmente, as obras estão na fase de fundação do viaduto, que medirá 480m de comprimento e promete desafogar o trânsito naquele cruzamento já que, quando estiver em funcionamento, não haverá necessidade de semáforos no local. “Também estamos fazendo a readequação das calçadas no trecho para a construção das pistas que darão acesso à Avenida Independência, no sentido Entroncamento/Icoaraci, e à Avenida Centenário, no sentido Icoaraci/Entroncamento, que deverão passar ao lado do viaduto”, disse Cláudio.

Com a construção do viaduto, as linhas de ônibus já não poderão realizar paradas no perímetro em obras. Por isso, as paradas de ônibus localizadas às proximidades de onde as obras estarão ocorrendo serão remanejadas para outros locais da Augusto Montenegro. “Nos principais pontos de mudança de trânsito e de parada de ônibus haverá agentes e fiscais de transporte orientado a população, como também agentes educadores e apoiadores operacionais. Tudo para não deixar condutores e, principalmente, usuários do transporte coletivo desassistidos. As alterações podem causar alguns transtornos nos primeiros dias, mas os benefícios quanto à mobilidade urbana que a obra trará serão permanentes”, pontuou o diretor de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Marcos Chagas.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)