Vias do bairro do Telégrafo adotarão sentido único a partir de sexta-feira, 17

Vias do Telégrafo receberão novos sentidos Na foto: Rua do UnaAs mudanças na circulação de trânsito previstas pela Prefeitura de Belém em algumas vias do bairro do Telégrafo entram em nova fase. As novidades começaram ainda no mês de julho, com a mudança no sentido da rua Magno de Araújo, que passou a ter mão única no trecho das avenidas Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral. A partir desta sexta-feira, 17, as travessas Djalma Dutra, José Pio e Rua do Una também irão adotar sentido único, a partir das 8h. O serviço de sinalização está em fase de conclusão e o setor de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) já trabalha na área para informar motoristas e a comunidade local a respeito das mudanças.
A partir do dia 17 a rua do Una terá sentido único em toda sua extensão, no perímetro da travessa José Pio até a avenida Arthur Bernardes. A José Pio adotará sentido único no perímetro da avenida Senador Lemos até a avenida Pedro Álvares Cabral. Já a travessa Djalma Dutra terá sentido único no perímetro da avenida Pedro Álvares Cabral até a rua Curuçá.
“Essas mudanças graduais vão reconfigurar toda a circulação na área, a fim de eliminar pontos de congestionamento, gargalos e com isso garantir maior fluidez ao trânsito”, explica Marcos Chagas, diretor de Trânsito da SeMOB. “E as alterações não param por aí. Esta primeira etapa do projeto contemplava cinco vias transformadas em sentido único. Já mudamos a Magno de Araújo, estamos fazendo a mudança na rua do Una, José Pio e Djalma Dutra, e tão logo finalize a sinalização vamos mudar também a Municipalidade. Depois disso anunciaremos uma próxima etapa, com alteração em outras vias desta área”, completa.
Com a mudança no sentido das vias também mudará a circulação das linhas de ônibus e os pontos de parada. Assim que os sentidos únicos passarem a valer, veja como ficará o itinerário das linhas:
* As linhas Alcindo Cacela-Domingos Marreiras, Sacramenta Nazaré, Bengui-Marex Centro, Jardim Europa – Presidente Vargas, Cabanagem – Presidente Vargas e 40 Horas – Presidente Vargas, no sentido bairro-centro, farão itinerário pela Av. Pedro Álvares Cabral, Tv. Djalma Dutra,  Tv. Curuçá, Tv. Soares Carneiro, Av Senador Lemos, a destino.
* As linhas Paracuri – Ver-o-Peso (Icoaraci),  Paracuri – Ver-o-Peso (Soledade), Icoaraci – Ver-o-Peso e Icoaraci – Presidente Vargas, no sentido bairro-centro, farão Av. Arthur Bernardes, Av. Pedro Álvares Cabral, Tv. Djalma Dutra, Tv. Curuçá, Tv. Soares Carneiro e Av Senador Lemos, a destino.
* A linha CDP Providência – Ver-o-Peso  no sentido bairro-centro, fará Av. Pedro Álvares Cabral, Tv. Djalma Dutra, Tv. Curuçá, Tv. Soares Carneiro, Av. Senador Lemos, a destino.
* As linhas Djalma Dutra e Marex – Arsenal, no sentido bairro-centro, farão Av. Pedro Álvares Cabral, Tv. Djalma Dutra, Tv. Curuçá, Tv. Soares Carneiro, Av. Senador Lemos, Tv. Dom Pedro I, a destino.
* A linha Djalma Dutra, no sentido centro-bairro, fará Rua Curuçá, Tv. José Pio, Av. Senador Lemos, a destino.
* A linha Telégrafo, no sentido bairro-centro, fará Av. Pedro Álvares Cabral, Tv. Djalma Dutra, Tv. Curuçá, Tv. Soares Carneiro, Av. Senador Lemos, a destino.
* As linhas Jardim Europa e Outeiro – Presidente Vargas, no sentido centro-bairro, farão Rua Municipalidade, Tv. José Pio, Rua do Una, Av. Arthur Bernardes, a destino.
* As linhas Marex – Presidente Vargas, Bengui – Marex – Centro e Catalina – Presidente Vargas, no sentido centro-bairro, farão Tv. Municipalidade, Tv. José Pio, Rua do Una,  Av. Arthur Bernardes, a destino.
Por Esperança Bessa