Ação educativa da Prefeitura de Belém orienta sobre nova sinalização na travessa Lomas Valentinas

Quem está acostumado a transitar pela travessa Lomas Valentinas, entre as avenidas Duque de Caxias e Almirante Barroso, seja de ônibus, carro, moto ou bicicleta, notou algumas mudanças na sinalização viária ao longo das últimas semanas.

O trecho passou por uma readequação da sinalização vertical e horizontal de trânsito, que trata das placas e das pinturas na via. Um estacionamento ao lado da ciclofaixa, além de uma zona de segurança indicada por um “zebrado” branco, foram algumas das alterações realizadas, além da revitalização de algumas pinturas, como as da faixa de pedestre e a indicação de limite de velocidade.

Para orientar sobre as mudanças adotadas no trecho em questão da travessa Lomas Valentinas, a Prefeitura de Belém, por meio da equipe de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizou nesta sexta-feira, 08, uma ação educativa destinada aos moradores e comerciantes. A atividade também acontecerá no domingo, 10, com foco nos condutores, para que conheçam melhor a nova sinalização e possam ficar mais atentos ao trânsito.

Orientações à população

“Hoje estamos orientando principalmente os moradores e nos pontos comerciais. Domingo voltaremos para focar nos condutores, para que todos entendam melhor o que foi que mudou com a readequação das pinturas e como isso vai impactar no tráfego”, explicou a chefe de divisão de educação para o trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.

Ao longo da manhã, foram realizadas cerca de 430 abordagens. A equipe de educadores percorreu a travessa Lomas Valentinas, iniciando na avenida Almirante Barroso e finalizando na avenida Duque de Caxias. Além das orientações, os moradores e comerciantes também receberam material educativo com mais explicações a respeito da sinalização implantada, além de conter ilustrações que facilitam o entendimento e a identificação das pinturas por parte dos usuários da via.

A aposentada Graça Teixeira, moradora da travessa há vários anos, acompanhou de perto a implantação da sinalização e ficou feliz em esclarecer suas dúvidas com a equipe de educadores. “Pra essa sinalização ter êxito você tem que educar, do jeitinho que estão fazendo agora, porque essas informações são muito boas pra quem mora ou passa por aqui”, disse.

Entrar com educação para o trânsito no trecho sinalizado é essencial, na opinião do administrador de condomínio, Antonio Oliveira, que pegou material educativo a mais com a equipe de educação para poder distribuir no prédio onde trabalha. “Vou distribuir esses panfletos para os condôminos para eles também tomarem conhecimento dessas alterações”, pontuou o administrador.

Jorge Coelho, morador da travessa, elogiou o trabalho de educação. “Nota dez. Ela [educadora] falou tudo o que a gente precisava esclarecer. Tirou várias dúvidas”, disse.

Mais mobilidade e segurança

Segundo o diretor de trânsito da Semob, Antonio Quingosta, o objetivo da readequação é “reduzir o tempo de viagem dos usuários, principalmente os do transporte por ônibus, além de aumentar a segurança dos ciclistas”. Antônio ressaltou, inclusive, que as alterações realizadas seguem todas as diretrizes previstas no Manual Brasileiro de Sinalização Viária do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A retirada do estacionamento que ficava na faixa da direita, neste trecho da Tv. Lomas Valentinas, permite que a faixa em questão seja utilizada como preferencial para os ônibus, melhorando a mobilidade e tornando o embarque e desembarque mais seguro. Por conta disso, o estacionamento regulamentado foi reimplantado no lado esquerdo da via, ao lado da ciclofaixa, o que aumentou a quantidade de vagas e ainda reforçou o respeito ao espaço dos ciclistas.

“As faixas de rolamento destinadas aos veículos também foram redimensionadas de forma que não houve perda de capacidade viária, pois a Lomas permanece com três faixas de tráfego”, pontuou Quingosta.

Texto:

Amanda Mardock