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'Semob na Comunidade' chega ao sétimo mês com balanço positivo

?????????????????????????????????????????????????? ??????????????????????????????????????????????????Sete meses se passaram desde que o projeto Semob na Comunidade foi colocado em prática pela primeira vez, durante as comemorações pelo aniversário de 387 anos do Mercado do Ver-o-Peso, em março deste ano. De lá pra cá mais de três mil pessoas já foram beneficiadas com os serviços oferecidos pelo órgão à população que reside nas áreas periféricas de Belém, onde a demanda pelos atendimentos prestados exclusivamente na sede do órgão – como emissão dos cartões Passe Fácil Estudantil, Sênior, Especial e credencial para estacionamento de idoso e deficiente – é muito grande.

O bairro de São Brás e o Distrito de Outeiro estão entre as localidades que mais receberam edições do projeto. Em São Brás, 455 pessoas foram atendidas com os mais diversos serviços oferecidos pela Semob. É o caso de Elza Tourinho, 60 anos. Moradora da Marambaia, assim que soube que o ‘Semob na Comunidade’ estaria em São Brás, não pensou duas vezes para buscar o cartão Passe Fácil Sênior. “Era muito complicado para mim ir até a sede da Semob, pois moro longe e meu marido é deficiente. Por conta disso, passei um tempo pagando o valor normal da passagem, mesmo sendo idosa e tendo um direito adquirido, para poder me deslocar”, contou a dona de casa, que aguardou apenas cinco minutos para ser atendida. Já em Outeiro, 364 pessoas foram beneficiadas com o projeto.

Além do Ver-o-Peso, São Brás e Outeiro outros bairros já foram alvos da ação itinerante da Semob. Em sete meses, o projeto já esteve em Mosqueiro, Icoaraci, Conjunto Maguari, Tapanã, Guamá, Terra Firme, Jurunas, Cabanagem, Umarizal, Águas Lindas e Marambaia.

Para garantir o alcance e sucesso do projeto, a Semob já somou parcerias importantes, como a da Secretaria de Segurança Pública (Segup), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Secretaria de Economia do Município de Belém (Secon), Boulevard Shopping, Parque Shopping e Sest-Senat.

“Desde que criamos o ‘Semob na Comunidade’ pudemos humanizar o atendimento ao público. Ir até as comunidades e pensar nas pessoas que precisam desses serviços é nosso papel”, defende a superintendente da Semob, Maisa Tobias.

Durante o projeto são oferecidos aos usuários os serviços de emissão de segunda via do cartão Passe Fácil Estudantil (meia-passagem) e do Passe Fácil Especial (deficiente), primeira e segunda vias do Passe Fácil Sênior (idosos a partir de 60 anos) e emissão de Credenciamento de Estacionamento de veículos para idosos e deficientes.

A Semob oferece também o serviço da Ouvidoria, para que usuários possam fazer denúncias e sugestões; do setor de multas, que esclarece dúvidas sobre os procedimentos para recorrer à infrações; informações para taxistas e mototaxistas; e da Procuradoria Jurídica, para orientar outros procedimentos processuais juntos ao órgão. Além disso, a equipe de Educação para o Trânsito desenvolve junto ao público infantil diversas atividades lúdicas que misturam arte e informação para o trânsito.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)