Ação aborda irregularidades de trânsito no entorno de escola

CreateThumbnail1O combate à formação de filas duplas nas vias do entorno de escolas e faculdades foi tema da nova ação da Prefeitura de Belém pelo Movimento Maio Amarelo. Na manhã desta terça-feira, 23, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) esteve na entrada de um colégio localizado na avenida Serzedelo Corrêa e agentes do município abordaram alunos, pais e responsáveis, distribuíram panfletos educativos e orientações sobre cuidados e conscientização no trânsito.

Durante a ação, além da formação de filas duplas, os agentes educadores da Semob, chamaram atenção para o uso da cadeirinha e do cinto de segurança, entre outros itens de proteção. “Muitas das vezes, na pressa e correria de deixar seus filhos nas escolas dentro do horário, muitos pais acabam esquecendo de verificar se seus filhos estão sendo transportados de modo correto. Por isso, é muito importante estarmos sempre atentos para essa questão, já que se formos negligentes nesse sentido, não vamos, de fato, estar cuidando de quem amamos”, alertou a chefe da divisão de educação para o trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.

O fisioterapeuta João Guilherme Barros diz que sempre atenta para esses cuidados com o filho, João Pedro, de 11 anos. “No trabalho é constante o número de pacientes se recuperando de acidentes no trânsito. Por isso, tenho uma atenção especial sobre esse tema e sempre repasso essas orientações ao João Pedro desde quando ele era bem pequeno”, contou. Já o autônomo Josimar Roberto Rodrigues revela que quem mais chama atenção para uma conduta correta no trânsito é sua filha de 12 anos. “É mais ela quem chama minha atenção do que o contrário”, confessou.

O diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas, alertou, ainda, para os problemas recorrentes nas portas das escolas da capital: a formação de fila dupla e estacionamento irregular. “Estes são um dos maiores vilões no trânsito de Belém, já que grande parte dos condutores têm a cultura de só estacionar seus veículos quase na porta de seus destinos e quando não conseguem, ao invés de procurarem uma outra vaga mais próxima, escolhem o caminho mais fácil e param no meio da rua, congestionando todo o entorno e trazendo uma série de transtornos para a área”, observou Chagas.

O servidor público André Uliana vai na contramão dessa realidade e sempre busca vaga livre para estacionar e deixar os filhos dentro do colégio com segurança. “Além de motorista, sou também motociclista, então meus cuidados no trânsito são redobrados e sempre chamo atenção para isso. Ao pilotar a moto, faço uso do capacete, no carro, o cinto de segurança é imprescindível e por aí vai”, disse André, que segurava seus dois filhos pelo braço para atravessar a rua.

Após abordagem no lado externo da escola, a ação foi transferida para a parte de dentro, onde a turma de teatro da Semob fez uma apresentação lúdica voltada aos alunos da escola infantil. “É sempre muito importante pensarmos na educação de trânsito aos pequenos, para que eles já cresçam com a consciência de como ser um condutor cidadão”, disse Tatiane.

As ações da Prefeitura de Belém em alusão ao Maio Amarelo já encerram esta semana. No dia 24 a ação ocorrerá em uma parada de ônibus localizada na travessa Castelo Branco com avenida Magalhães Barata, dia 25 está marcada uma blitz educativa com foco no estacionamento irregular no Ver-o-Peso e, nos dias 26 e 27, a Semob encerra a programação do Movimento Maio Amarelo com uma ação conjunta com a OAB/PA e Parque Shopping, de combate ao uso irregular de vagas especiais.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)