Ação educativa orienta pedestre, ciclista e aborda mais de 50 condutores na Augusto Montenegro

Mais de 50 veículos (motos e carros) foram abordados na manhã desta quarta-feira, 25, na avenida Augusto Montenegro, no Gleba 3, na ação de educação para o trânsito, em continuidade à programação Maio Amarelo da Prefeitura de Belém.

Prevenção – O comando educativo realizado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), com o apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB), contou com agentes educadores e de trânsito na orientação a condutores de veículos (carros/motos) sobre as principais causas de infrações cometidas, principalmente, a falta de atenção e o desrespeito às leis de trânsito. A ação buscou prevenir imprudências e evitar acidentes, por meio dessas ações educativas.

Antes da blitz educativa, os agentes educadores realizaram ação na faixa de pedestre, orientando ciclistas e pedestres sobre como atravessar com segurança na faixa. Foram feitas em torno de 30 abordagens e distribuídos panfletos informativos e adesivos alusivos à campanha Maio Amarelo, de conscientização e prevenção de acidente de trânsito.

Uso correto – O autônomo Maicon Souza, considerou a orientação muito importante. “Corrigiu o que estava fazendo de errado quanto à viseira e ao uso de sandália na condução da motocicleta. Não vou errar mais”, disse o motociclista.

Já o ciclista Sóstenes Luís de Melo disse que, depois da orientação, vai tomar mais cuidado, pois, sempre procura seguir as regras de trânsito tanto como ciclista quanto como motociclista. “Devia ter mais esse tipo de ação”, disse.

Orientação – A professora Flávia Leão achou a ação educativa muito boa, por causa das orientações dadas pelos agentes educadores. “Muitas pessoas aproveitam final de sinal para atravessar e agem de forma errada por falta de orientação e informação. É muito boa essa ação, pois a pessoa já está sendo orientada a fazer o certo”, observou.

A enfermeira Paula Salgado mora na área e aprovou a iniciativa, pois ajuda a inibir os excessos cometidos, principalmente, pelos condutores de ônibus que, segundo ela, não respeitam o limite de velocidade. “Outro dia, ao sair para o trabalho, tirei o carro e deixei estacionado em frente de casa e o motorista de ônibus bateu no meu carro”, contou.

Celular – A chefe da Divisão de Educação para o trânsito (CDET), Tatiane Pinheiro, explicou ao condutor Renato Bruno, parado na blitz educativa, a não usar e nem manusear celular ao volante. “É importante respeitar as regras de segurança e a sinalização, principalmente. Se existe sinalização na via é para a sua segurança”, orientou. Para o condutor, a ação foi muito importante. “Para conscientizar todo motorista que venha cometer algum tipo de infração e que venha proteger a sociedade, evitando acidente”, disse o autônomo.

O técnico agrícola Paulo Sérgio Maia também foi abordado na blitz educativa. Ele comentou sobre a importância da informação. “Existe condutor, por exemplo, que esquece de colocar o cinto de segurança e não tem a noção da importância. A iniciativa é importante porque mantém o condutor orientado e a evitar imprudências e acidentes”, disse.

Consciência – Para Tatiane Pinheiro, a atenção no trânsito é uma forma de prevenção e também de respeito às leis.  “A consciência de cada um quanto à segurança tem que ser contínua e não somente no Maio Amarelo”, finalizou.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom Semob