Ações da Prefeitura garantem serviços de assistência social, mobilidade e transporte à população de Outeiro

A Prefeitura de Belém permanece com a força-tarefa dos órgãos municipais para atender a população do distrito de Outeiro, que enfrenta o problema da interdição da ponte que liga a ilha a Icoaraci, desde o dia 17 de janeiro. Diversas ações estruturais, de fiscalização, aporte financeiro e saúde são realizadas pela gestão municipal para minimizar os impactos causados aoss moradores da ilha.

Microcrédito – A partir de 1º de fevereiro começam as reuniões de orientação sobre o acesso ao microcrédito solidário, promovidas pelo Banco do Povo de Belém para moradores de Outeiro. A prefeitura vai investir R$ 1 milhão em operações de crédito solidário, a juro zero, para empreendedores da ilha que operam as barracas de pontos turísticos e também aos trabalhadores autônomos cadastrados na Secretaria Municipal de Economia (Secon) e na Administração Regional de Outeiro (Arout).

O Banco vai levar, ainda, o programa de qualificação profissional Donas de Si, com 80 vagas de cursos de panificação artesanal e de bolos e doces para mulheres beneficiárias do programa de renda cidadã Bora Belém, em Outeiro.

Saúde – A Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Dr. Camillo Vianna iniciará efetivamente o atendimento à população ribeirinha de Belém nesta quarta-feira, 26.

A primeira população a ser atendida será a da Ilha do Outeiro. A UBS Fluvial ficará atracada até o dia 6 de fevereiro no trapiche do bairro da Brasília e atenderá a população das 9h às 16h.

Com o objetivo de reforçar o suporte em saúde à população da ilha, durante o período de reparo da ponte do Outeiro, a UBS Fluvial Camillo Vianna vai atender os casos sintomáticos da covid-19. Serão oferecidas testagem e consultas médicas. A meta é atender 80 pessoas por dia.

Além da UBS Fluvial, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), reforçou a rede de saúde em Outeiro com duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu). Uma fica em Outeiro e a outra em Icoaraci, estacionadas próximas ao locais de travessia da população, além da ambulancha Taynara.

Para garantir o transporte dos profissionais da saúde, que trabalham no distrito, a Sesma disponibilizou um barco que faz o trajeto Icoaraci/Outeiro, nos horários das 7h, 12h e 19h.

Audiência – Nesta terça-feira, 25, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), iniciou as audiências públicas que serão realizadas sempre às 19h, com a comunidade de Outeiro. Nelas, serão detalhadas as ações relacionadas ao transporte coletivo por ônibus e hidroviário, realizadas pela gestão municipal para atender a população da ilha.

A audiência ocorre no bairro Fama, no bar do Seu Pedro, localizado na rua 16 de novembro, nº 51. Na quarta-feira, 26, a reunião será na Escola Casa da Pesca, localizada na passagem São José, n° 50, em Itaiteua. Na quinta-feira, dia 27, será realizada no auditório da Escola Bosque, na avenida Nossa Senhora da Conceição, para a comunidade do bairro da Brasília.

Fiscalização – A Semob segue com equipes fiscalizando o transporte coletivo das linhas circulares, nos bairros Fama, Fidelis, Itaiteua e Brasília.

Na manhã desta terça, 25, foram feitas duas notificações por descumprimento de Ordem Serviço (OS), por viagens não realizadas em dois horários. Medida importante para garantir o atendimento nos horários estabelecidos à população de Outeiro.

Travessia – Os embarques no trapiche Chico Sampaio, no final do bairro da Brasília, em Outeiro, foram mantidos. Até o início da tarde desta terça-feira, mais de 2.324 passageiros passaram pelo trapiche.

Desse total, 1.892 pessoas fizeram a travessia Outeiro/Icoaraci/Outeiro na lancha Catamarã, sendo que 1.365 saíram de Outeiro e 527, de Icoaraci.

Pela manhã, na travessia de Outeiro/Ver-O-Peso, embarcaram 252 passageiros no navio Bom Jesus VI, às 6h30, e 133 pessoas embarcaram no navio Clívia, às 7h.

No embarque das 13h30, com destino ao Terminal Hidroviário de Belém, o navio Bom Jesus partiu com 47 passageiros com destino ao Terminal Hidroviário de Belém, no Ver-o-Peso.

Balsa – Na travessia de balsa, agentes de trânsito e de transporte continuam a orientação e organização nos embarques para Icoaraci, garantindo a segurança de pedestres, motociclistas e condutores.

No ponto de embarque e desembarque de ônibus, em Icoaraci, localizado na travessa do Cruzeiro com a rua Santa Isabel, os agentes de transporte mantêm a fiscalização às empresas, referentes à oferta de ônibus e horários de saída e orientação aos passageiros que desembarcam em Icoaraci onde embarcar nos ônibus.

Os agentes de trânsito orientam e organizam o trânsito no local, para garantir a segurança de pedestres e veículos, que convergem para a área, após o desembarque das balsas.

Pontos – A Guarda Municipal de Belém (GMB) realiza a segurança preventiva da população e em apoio à Semob no controle do trânsito. Existem seis pontos de apoio, sendo três funcionando 24h, entre Icoaraci e a Ilha de Outeiro, cinco viaturas, oito motocicletas, um ônibus de videomonitoramento e 40 profissionais envolvidos diariamente nessa missão de segurança.

Texto: Victor Miranda

Foto: Ascom Semob