Agentes da Semob fazem curso para melhorar desempenho no trânsito e reduzir riscos de acidentes

Vinte e cinco agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) que atuam com motocicletas, iniciaram um curso de nivelamento com a Guarda Municipal de Belém nesta segunda-feira, 16.  Durante 15 dias, os agentes vão passar por aulas práticas e teóricas, com objetivo de melhor qualificar o servidor para as atividades e também para diminuir o índice de acidentes.

O curso é ministrado por guardas da Ronda da Capital (Rondac), com apoio do Samu e do Pará Resgate. “Será aplicada uma metodologia de acordo com a realidade vivenciada por estes agentes. Entre os ensinamentos estará o controle do equipamento, o que vai ajudar a trabalhar e se deslocar com mais segurança. Temos a certeza que após o curso, estes servidores sairão melhor qualificados a prestar um bom serviço para a sociedade”, ressalta o subcomandante da GMB, José Carlos.

A partir do curso, a Prefeitura de Belém pretende estabelecer um padrão técnico, tático e operacional para servidores do grupamento especializado de motocicletas da Semob, com novas técnicas para o dia a dia dos servidores. O diretor de transito da Semob, Marcos Chagas destaca a importância deste aprendizado. “Todos os nossos agentes são formados pelo Código de Transito Brasileiro. Só que dentro deste código precisamos fazer algumas atividades como a de batedor e escolta de autoridades e eventos. Então, com o aprendizado de novas técnicas de abordagem, os nossos motoqueiros estarão todos com o mesmo nível operacional”, disse.

Agente de transito há quatro anos Jean Claudio da Silva, 33 anos, acredita que o curso vai melhorar seu desempenho no trabalho. “Estamos muito vulneráveis a acidentes no nosso dia a dia. Como recebemos muitas ocorrências, precisamos nos deslocar bem rápido e com bastante prudência. Devido isso, espero que após os novos ensinamentos, fique mais seguro e tenha bons resultados”.

Texto: Andreza Carvalho
Foto: Eliza Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)