Alunos da José Alves da Cunha, no bairro do Tapanã, aprendem sobre segurança no trânsito

Jeniffer Nicole Mendes, de 8 anos, ficou entusiasmada com a atividade sobre segurança no trânsito, ocorrida na Escola Municipal José Alves da Cunha, no Tapanã. Ela usou a fantasia de semáforo para os coleguinhas aprenderem sobre cada cor e o jeito certo de atravessar na faixa de pedestre.

A menina, orientada por educadores de segurança no trânsito, relatou que se tiver semáforo, o certo para os pedestres é atravessar quando estiver verde e vermelho aos veículos. Se a faixa não tiver semáforo, tem que dar o sinal de vida, que é o aceno com as mãos para que os carros parem. E quando atravessar tem que ser sempre com um adulto, que deve segurar no pulso da criança e não nas mãos.

Athos Daniel Rocha, de 8 anos, também aprendeu essa lição e ainda mais: para andar de bicicleta com segurança tem que usar o capacete, joelheira e cotoveleira. Ele até passeou pelo anfiteatro da escola para mostrar o que aprendeu.

Jeniffer e Athos foram alguns dos 186 alunos da José Alves da Cunha que, na manhã desta segunda-feira, 23, participaram da ação realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que levou os agentes de educação no trânsito à unidade escolar para orientarem as crianças sobre os riscos de acidentes de trânsito, tendo como principal instrumento o teatro de bonecos.

A atividade faz parte da programação Maio Amarelo, da Prefeitura de Belém, com o objetivo de conscientizar sobre a segurança no trânsito, desenvolvida pela Semob. A agente de educação Karime Sibelly Rodrigues e a bonequinha Lilica interagiram com a criançada,  do 1° ao 5° ano, na faixa etária de 5 a 9 anos, repassando informações básicas que podem evitar acidentes de trânsito.

Informação – A boa receptividade dos alunos pela atividade foi demonstrada pelo comportamento deles, que quietinhos ficaram atentos às informações repassadas, como andar no ônibus com segurança, não colocar a cabeça para fora, esperar o ônibus na calçada, na parada.

Assim como, souberam que para andar de moto, a idade correta é a partir de 10 anos e que no banco da frente do carro, só para quem tiver 10 anos de idade e altura de 1,45 m. Já no banco de trás também tem regrinhas, dependendo da idade, usa bebê conforto, cadeirinha e a partir de 7 anos, já pode usar o cinto no banco de trás.

A gestora da escola, Domingas Pereira destacou a importância da atividade, pelo motivo de “a partir dessa faixa etária (5 a 9 anos), a criança está em fase de desenvolvimento, com mais disposição para apreender esse conhecimento. Além de ser um agente multiplicador é o adulto de amanhã, no trânsito, com mais disciplina”.

A coordenadora pedagógica Malena Rosa aprovou essa iniciativa, principalmente, porque as crianças precisam ter cuidado ao atravessar a rua e mesmo ao utilizar a bicicleta, o meio de transporte que eles mais usam.

“Apesar dos pais deixarem e buscarem os nossos alunos, é preciso ter mesmo esse cuidado. É importante, porque, por mais que nossas professoras ensinem, elas não têm essa dinâmica e material que os educadores de trânsito possuem. As crianças adquirem mais rápido quando vem para a prática”, concluiu.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom/Semob