Arrastão do Pavulagem recebe apoio da gestão municipal na retomada das atividades

No ano em que comemora 35 anos, o Instituto Arraial do Pavulagem anuncia retorno depois de dois anos causado pela pandemia da covid-19.

Para felicidade de muitos apaixonados pela cultura popular, o tradicional Arrastão do Pavulagem, que ocorre juntamente com a quadra junina, já tem suas datas marcadas: 12, 19, 23 de junho e 3 de julho.

Com o tema “Arraial do Pavulagem 2022: 35 anos de Pavulagem”, o Instituto retornou com as atividades artísticas no último dia 29. As categorias perna de pau, percussão e dança seguem se preparando para se apresentarem durante os arrastões.

Incentivo à cultura popular

Ao reconhecer a importância do Arraial do Pavulagem para Belém e sua população, a Prefeitura de Belém e suas secretarias proporcionarão apoio durante toda a festividade. Desde o momento de ensaio ao final dos arrastões, a Prefeitura estará presente para apoiar artistas e brincantes, por meio do trabalho dos órgãos municipais.

Infraestrutura

As secretarias do município reconhecem a grandiosidade das manifestações populares e já estão envolvidas nos preparativos para o Arrastão 2022.

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) fará o serviço de varrição nas vias e praça, que fazem parte do percurso do Arraial do Pavulagem, antes e depois do evento.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) apoiará com a organização do trânsito pela ruas que ocorrerão o percurso e seu entorno.

A Guarda Municipal de Belém fará o reforço na segurança, acompanhando o ensaio, cortejo e segurança na praça.  A Guarda estará presente com viaturas, motos e rondas a pé.

A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) participará oferecendo serviços de palcos e som e uma infraestrutura para brincantes e artistas.

Para o presidente da Fumbel, Michel Pinho, o Arraial do Pavulagem é uma cultura muito importante para a cidade de Belém.

“A dimensão que o Arraial ganhou nos últimos anos faz com que haja uma preocupação do poder público municipal em garantir condições para que a festividade possa ocorrer na maior tranquilidade possível, ofertando segurança, serviços de palco, banheiros, uma infraestrutra que as pessoas possam brincar com maior tranquilidade possível”.

Programação

Oficinas: de 8 a 22 de maio – 18h às 21h; aos sábados, das 15h às 18h; e aos domingos, das 10h às 13h.

Ensaios com orquestra, percussionistas e brincantes: de 23 de maio a 9 de junho – 18h às 21 horas; aos sábados, das 15 às 18 horas, e aos domingos, das 10h às 13h.

Rodas de boi: de 8 de maio a 9 de julho – aos domingos, das 10h às 13h.

Arrastões: 12, 19 e 26 de junho e 3 de julho – concentração às 8h, na Praça da República, saindo pela Av. Presidente Vargas até a Praça dos Estivadores e entorno.

Texto: Juliana Miranda

Foto: Arquivo/ Agência Belém