Av. Bernardo Sayão é interditada para obra emergencial na rede de drenagem

56020_151601A Prefeitura de Belém iniciou nesta quarta-feira, 22, obra emergencial para recuperação da rede de drenagem na Av. Bernardo Sayão com canal da Quintino. Assim que o rompimento nos tubos foi identificado, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) mobilizou máquinas de grande porte para a realização dos serviços. Com objetivo de garantir segurança para os operários e também para quem trafega pela via, o trecho permanecerá interditado até a troca total da tubulação e recuperação do asfalto.

De acordo com Orlando Pereira, diretor do Departamento de Drenagem da Sesan, a tubulação que faz o lançamento do canal da Quintino para o Rio Guamá se rompeu. “São três linhas de tubos com dois metros de diâmetro cada e que fazem o escoamento do canal. Uma dessas linhas de tubo apresentou problema e não suportou a força da água”, explicou Pereira, ressaltando que apenas a rede comprometida será substituída.

Após a primeira avaliação no local, os técnicos da Sesan não definiram o tempo que será necessário para a realização dos reparos. “Precisamos primeiro executar as escavações para verificar se existem outras ramificações de drenagem ou tubos comprometidos. O terreno apresenta grande instabilidade porque o solo é muito arenoso e o trabalho precisa ser feito com muita cautela. Além disso, ocorre influência direta da maré sobre o canal”, disse o diretor da Sesan, avaliando que só será possível trabalhar no local quando a maré estiver baixa. “Vamos trabalhar em torno de cinco horas por dia. Por questão operacional e de segurança, quando a maré subir, teremos que interromper a obra”, adiantou.

Trânsito

Durante a realização dos reparos, o trânsito de veículos será desviado com orientação de agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Os itinerários das linhas Cremação – Estrada Nova, Cremação – Alcindo Cacela e Cipriano Santos – Presidente Vargas  serão provisoriamente modificados.

A linha Cremação – Estrada Nova no sentido bairro-centro seguirá pela Avenida Bernardo Sayão e Av. Roberto Camelier, Rua Fernando Guilhon, Av. Bernardo Sayão, a destino.

Os ônibus da linha Cremação – Alcindo Cacela sentido centro-bairro  seguirão pela Av. Bernardo Sayão até a Rua Fernando Guilhon, Av. Roberto Camelier, Av. Bernardo Sayão, a destino.

O itinerário da linha Cipriano Santos – Pte. Vargas será desviado pela Rua dos Apinagés, Rua Fernando Guilhon, Av. Roberto Camelier, Av. Bernardo Sayão, retorno na rotatória da Praça Princesa Isabel, Av. Bernardo Sayão,  Av. Roberto Camelier, Rua Fernando Guilhon e Av. Bernardo Sayão a destino.

Agentes da Semob estão no local orientando os motoristas que devem desviar pela Roberto Camelier e Fernando Guilhon.

*Texto da Assessoria de Comunicação da Sesan com informações da Semob.

Texto: Lauro Lima
Foto: Uchôa Silva/Comus
Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN)