Avanço das obras do BRT gera outras interdições na Augusto Montenegro

60288_173731As obras do BRT seguem em ritmo acelerado e alguns desvios de trânsito e interdições serão necessários para que avancem as etapas de drenagem e escavação da Avenida Augusto Montenegro. Nesta quinta-feira, 29, sempre das 22h às 5h, o retorno em frente à escola Ulysses Guimarães, no sentido Entroncamento-Icoaraci, será fechado para execução da obra, e os motoristas que precisem retornar na Av. Augusto Montenegro, deverão seguir e acessar o retorno próximo a Transcoqueiro. Ao longo do dia o retorno será reaberto, o que não deve causar grandes impactos ao trânsito.

Por questão de segurança, a travessia de pedestres e ponto de ônibus neste local também serão desativados no sábado, 31. A previsão é de que no dia 2 de novembro os pontos voltem a funcionar normalmente, enquanto estiverem desativados, um novo ponto de travessia e parada de ônibus será instaurado quinze metros antes da interdição.

Na próxima quarta-feira, 4, a passarela que fica na Augusto Montenegro, entre a WE2 e WE3, no Conjunto Gleba, também será interditada para o avanço das obras. No local será instalada uma travessia de pedestres semaforizada, para que a população possa atravessar com segurança.

Dentro deste conjunto de alterações, ainda está previsto o deslocamento do semáforo e faixa de pedestres, que hoje estão em frente ao Vale da Benção, para proximidades da Av. Transcoqueiro. “Vimos que o fluxo de pedestres neste local é muito maior e por isso o semáforo foi deslocado para dar mais segurança a todos”, disse o engenheiro fiscal da Semob no projeto BRT Belém, Luiz Saboia.

Outras mudanças – A partir do dia 9 de novembro, será realizada outra interdição parcial da Av Augusto Montenegro, por aproximadamente 60 dias, para que seja executada a escavação e drenagem do canal Água Cristal. Para isso, inicialmente, a via entre Planetário e Rua da Marinha será interditada no trecho Icoaraci – Entroncamento, e os carros serão desviados pela nova canaleta do BRT, no centro da via.

“A nossa orientação é que os motoristas evitem ao máximo este trecho neste período, já que as duas faixas existentes serão reduzidas para apenas uma, com um desvio por dentro da canaleta, o que certamente vai tornar o trânsito mais lento. Porém, sempre manteremos agentes no local para orientar os motoristas. A melhor alternativa para acessar o centro da cidade é desviar pela Rodovia do Tapanã, Centenário e Transmangueirão”, explica o coordenador de fiscalização do trânsito da Semob, Pedro Paulo Oliveira.

Quando o trabalho for finalizado, o outro lado da via deverá ser interditado para que a obra também avance no sentido Entroncamento-Icoaraci. Para isso, o desvio será feito por dentro da canaleta.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Neldson Neves
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)