Avenida João Paulo II ganha novo semáforo para travessia de pedestres

55924_151065A avenida João Paulo II agora tem um novo semáforo, localizado próximo à passagem Ana Deusa. A instalação realizada na última quarta-feira, 15, atende a uma demanda da comunidade que reside no Curió-Utinga, diante de vários flagrantes de desrespeito aos limites de velocidade na área, o que vinha dificultando a travessia no local.
A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob, já previa a reinstalação do radar na área, a ser implementado logo após a ativação dos radares na avenida Almirante Barroso, que ainda estão em processo de instalação e aferição pelo Inmetropará, mas a recente sequência de acidentes na via nas últimas semanas apresentou uma nova necessidade para o local.
“O radar é um instrumento de educação, e ele tem um tempo de vida útil para determinado local. O radar deste trecho havia cumprido a sua função e foi deslocado para outro ponto que se mostrava mais perigoso na própria João Paulo II. Infelizmente de uns tempos para cá muitos condutores  vinham se aproveitando disso para voltar a exceder os limites de velocidade. Já estamos com tudo pronto para reinstalar o radar lá assim que terminar o processo de instalação na Almirante Barroso, mas optamos por instalar logo um semáforo para colaborar na travessia, porque só o radar e uma faixa de pedestres não seriam garantia plena de que os condutores respeitariam a travessia”, explica Maisa Tobias, superintendente de Mobilidade Urbana de Belém.
A avenida João Paulo II está toda sinalizada quanto aos limites de velocidade e já havia travessia de pedestre semaforizada na esquina da avenida Dr. Freitas. “O condutor sabe dos limites da via e no trecho dos acidentes há diversas curvas, o que deveria por si só ser um redutor de velocidade por questão de segurança. Com o semáforo e com o radar em breve, este condutor será obrigado a pisar no freio e respeitar o pedestre, que deve ser prioridade”, destaca Maisa.
Esta é mais uma das ações da prefeitura na melhoria da segurança no trânsito em Belém, feita em parceria com as próprias comunidades. Nesta quinta-feira, 16, a equipe de sinalização começou a instalar as colunas que  receberão semáforos na rodovia Arthur Bernardes, em frente ao conjunto Promorar. Os trabalhos devem estar concluídos até a próxima semana.
Sempre que uma comunidade desejar um mecanismo de redução de velocidade para uma via, seja por meio de semáforo, lombadas ou radares, deve entrar com uma solicitação oficial na Semob, que fica localizada na avenida Júlio César, 1026-A. Equipes de engenharia e segurança de trânsito farão verificação do local e  os serviços mais adequados à estrutura viária e situação de tráfego na via.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Uchôa Silva/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)