Avenidas Centenário e Júlio César passam à responsabilidade da Prefeitura de Belém

????????????????????????????????????????????????????????????????????Durante uma reunião nesta quarta-feira, 14,o Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano – NGTM do Governo do Pará devolveu vias que estavam sob sua responsabilidade à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém. Isso significa que as avenidas Centenário e Júlio César, incluindo os elevados Daniel Berg e Gunnar Vingren, a passarela da avenida Júlio César e a passagem de nível da avenida Centenário com a rua Paulo Costa, que estavam sob a responsabilidade do Estado desde 2008, agora passam a receber manutenção e fiscalização da Prefeitura de Belém.

“Essas são vias municipais, que estavam sob responsabilidade do NGTM para obras do projeto Ação Metrópole. Agora, a responsabilidade de conservação, manutenção e fiscalização passa a ser da Semob, no caso da fiscalização na Centenário em parceria com o Detran graças a um convênio de cooperação técnica”, explicou Maisa Tobias, superintendente da Semob, durante a reunião de assinatura do termo de devolução das vias e equipamentos públicos.

Com a devolução, a Semob terá mais liberdade para executar as obras do BRT Centenário. “Isso vai desburocratizar o processo e viabilizar o financiamento para as obras. Teremos autonomia para a construção, por exemplo, das estações sem ter que, a cada etapa, abrir uma solicitação junto ao NGTM”, completou Maisa.

“Isso só vem reforçar a parceria do Governo do Estado com a prefeitura de Belém e com as demais prefeituras de Ananindeua, Marituba, enfim, todas as prefeituras da Região Metropolitana de Belém, porque são vias fundamentais para a ligação entre os municípios. O poder público tem que trabalhar assim, integrado”, destacou César Meira, diretor do NGTM.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Samdy Mendes/ Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)