Campanha educativa da Prefeitura lembra que no transporte público idoso é prioridade

69822_216770No próximo dia 15 será celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, mas a data está longe de ser comemorativa. Na prática, ela marca a luta pelos direitos que são assegurados a esta parcela da sociedade que só cresce, mas que cada vez mais é desrespeitada, muitas vezes pela própria família e por pessoas próximas.

E a violência contra o idoso não é só física. Não lhes assegurar direitos previstos em lei é, também, uma forma de excluí-los da sociedade. Para marcar a data em Belém, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) escolheu trabalhar em uma área em que o desrespeito a esses direitos é muito presente, por falta de conscientização da população: o transporte público coletivo. Em parceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), a ideia é ir a campo e lembrar à população em geral que, nos ônibus, idosos têm que ser tratados como prioridade.

“Temos 160 mil Passes Fácil de idosos emitidos, mas acreditamos que exista um público total de 200 mil idosos no transporte público, ou seja, 40 mil ainda não estão usando o direito assegurado. Da mesma forma, essa campanha vem ganhar corpo com a nova lei sancionada pelo prefeito Zenaldo Coutinho, que transforma todos os assentos dos ônibus em prioritários aos idosos. Capacitar motoristas, advertí-los quando um direito é negligenciado, como uma queima de parada para um idoso, isso faz parte da nossa rotina na Semob. Mas há a questão que é a relação dos idosos com outros usuários, que é comportamental e muitas vezes gera conflitos dentro dos coletivos, e só esse tipo de campanha pode abrir a mente dos demais cidadãos”, disse Gilberto Barbosa, durante o lançamento da campanha “Respeito ao Idoso no Transporte Público”, nesta segunda-feira, 13, na Sejudh.

“Pesquisas apontam que 65% dos idosos têm seus direitos violados. Parte disso pela omissão do poder público e da sociedade. Por isso esse desafio não é só da Sejudh, mas de todos. Unidos vamos conseguir vencer esta barreira”, conclamou o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Michell Durans.

O projeto está sendo executado em duas etapas. A primeira, iniciada pela Sejudh ainda no mês de maio, vem promovendo capacitação dos motoristas, cobradores e fiscais de diversas empresas, debatendo questões acerca do Estatuto do Idoso, as alterações fisiológicas adquiridas com a idade e mostrando a estas categorias profissionais as dificuldades enfrentadas pelos idosos durante as viagens de ônibus.

As oficinas já foram levadas às empresas Arsenal e Transportes São Luiz. De 21 a 23 de junho a equipe estará na Nova Marambaia e, no dia 24 de junho, na Transurb, totalizando 625 profissionais capacitados nesta primeira etapa. A meta é, até o final do ano, capacitar rodoviários de 20 empresas de transporte público. “A recepção dos rodoviários tem sido muito boa. Muitos deles desconhecem o Estatuto e se comprometem a melhorar a qualidade do atendimento aos idosos nos ônibus”, destaca Milenne Afonso, terapeuta educacional da Sejudh.

A segunda etapa se inicia nesta terça-feira, 14, com a equipe de educação da Semob indo a campo, levando uma esquete para dentro dos coletivos de Belém e utilizando a arte-educação como forma de sensibilizar os usuários do transporte público. A ação começa às 9h, em uma parada de ônibus na avenida Magalhães Barata com a travessa Castelo Branco, segue na quinta-feira, na travessa Padre Eutíquio, em frente ao Pátio Belém, e sexta-feira estará na rua Marechal Hermes, na parada que fica próximo à avenida Presidente Vargas, antes da Estação das Docas.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Adriano Magalhães
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB)