Campanha em respeito aos idosos nos coletivos prossegue em Belém

69924_217482Na manhã desta quinta-feira, 16, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) deu continuidade à campanha “Respeito ao Idosos no Transporte Público”, cujo objetivo é  conscientizar a população sobre o direito dos idosos à prioridade  dentro dos coletivos de Belém.

A campanha é idealizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da gerência de Proteção ao Idoso, que desde o mês passado vem promovendo uma série de capacitações para os motoristas e cobradores de ônibus. Na ação de hoje, um total de 365 pessoas foram atingidas em 15 ônibus abordados.

A campanha teve início na última terça-feira, 14, em um ponto de parada de ônibus localizado na Travessa Castelo Branco com Avenida Magalhães Barata, porém com a passagem da Tocha Olímpica em Belém na última quarta-feira, 15, a ação foi interrompida, retornando hoje.

Enquanto o motorista de ônibus realizava o embarque e desembarque de passageiros, os arte-educadores da Semob aproveitavam o momento para abordar o coletivo com uma esquete conscientizando as pessoas sobre a prioridade devida aos idosos  nos assentos dos ônibus, reforçando que após lei municipal sancionada pelo prefeito Zenaldo Coutinho, essa prioridade passou a ser não só para os assentos preferenciais, mas para todos os assentos nos coletivos.

“Capacitar motoristas, adverti-los quando não atendem a solicitação de embarque ou quando ‘queimam’ parada para um idoso, faz parte da nossa rotina na Semob. Porém, existe outra questão que é a relação dos idosos com outros usuários, que é comportamental e muitas vezes gera conflitos dentro dos coletivos, e só esse tipo de campanha pode abrir a mente dos demais cidadãos”, disse o diretor geral da Semob, Gilberto Barbosa.

Esta já é a segunda etapa da campanha idealizada pela Sejudh. A primeira teve início no mês passado, quando foi realizada a capacitação dos motoristas, cobradores e fiscais de diversas empresas, debatendo questões acerca do Estatuto do Idoso e as alterações fisiológicas adquiridas com a idade, mostrando aos profissionais as dificuldades enfrentadas pelos idosos durante as viagens de ônibus. As oficinas já foram realizadas nas empresas Arsenal e Transportes São Luiz.

No período de 21 a 23 de junho a equipe estará na empresa Nova Marambaia e, no dia 24 de junho, na Transurb. De acordo com a organização a meta é, até o final do ano, capacitar rodoviários de 20 empresas de transporte público. “A recepção dos rodoviários tem sido muito boa. Muitos deles desconhecem o Estatuto e se comprometem a melhorar a qualidade do atendimento aos idosos nos ônibus”, destaca Milenne Afonso, terapeuta educacional da Sejudh.

A ação continua nesta sexta-feira, 17, na Rua Marechal Hermes, em uma parada de ônibus localizada próximo à Avenida Presidente Vargas, antes da Estação das Docas.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Tássia Barros – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB)