Ciclistas recebem orientações no Dia Mundial Sem Carro

DIA MUNDIAL SEM CARROPedro Lopes, 57 anos, serviços gerais, usa a bicicleta diariamente para se locomover. No Dia Mundial Sem Carro, lembrado nesta terça-feira,22, poderia ter sido mais um dia comum para ele se não tivesse sido abordado em uma blitz na rua dos Mundurucus, em frente à Praça Batista Campos, onde recentemente uma ciclofaixa foi implantada pela Prefeitura de Belém. Mas eram simples agentes de trânsito os que o abordaram e sim, agentes e arte-educadores da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém- Semob, que o orientaram quanto a forma correta de utilizar a bicicleta como meio de transporte. “O trânsito é perigoso e foi muito importante receber essas dicas, assim me sinto mais seguro. Seria bom que as pessoas usassem mais a bicicleta”, disse.

Ele não foi o único a receber orientações. Motoristas que passaram no local foram estimulados a respeitar as vias exclusivas para ciclistas que estão se expandindo pela cidade, principalmente evitando estacionar nesses locais.  Além disso, pedestres eram conduzidos a optar por atitudes seguras no trânsito.

A ação é parte da Semana Nacional do Trânsito promovida pela Semob. “O dia é de conscientização para que lembremos que precisamos de um trânsito seguro, em que as pessoas se respeitem e, com isso, o ciclista, assim como os pedestres, tenham a sua vez. Infelizmente ainda temos muito desrespeito entre motoristas e ciclistas e pedestres, gerando acidentes na cidade. Precisamos melhorar e isso não vem apenas com fiscalização  mas também com consciência e educação de todos”, disse o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, que aderiu à proposta do dia e saiu de sua casa para trabalhar, de bicicleta.

Maisa Tobias, titular da Semob, aproveitou a data para relembrar os avanços que a prefeitura tem feito na expansão da malha cicloviária da cidade. “Avançamos bastante no intuito de interligar e expandir as ciclovias e ciclofaixas existentes para a promoção de ciclorrotas na cidade. Com a expansão da ciclofaixa da Mundurucus, que deve chegar até o Portal da Amazônia conseguiremos interligar de Icoaraci até o portal”, assegura a superintendente.

O professor de educação física Caio Barbosa aproveitava a nova ciclofaixa para se exercitar com sua bicicleta e já recebeu orientações dos educadores da Semob. “Isso é estímulo à saúde e qualidade de vida. Além disso, quem anda de forma segura e respeita o trânsito está respeitando a vida”, afirma.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)