Ciclo Romaria recebe apoio da Prefeitura de Belém para garantir a segurança no trânsito

Desde cedo, os ciclistas começaram a chegar na avenida Nazaré, para aguardarem a saída da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, na Basílica Santuário, e dar início a ciclo romaria neste sábado, 15.

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), disponibilizou equipes de trânsito para trabalharem na orientação do fluxo de veículos, mantendo a fluidez no entorno e segurança dos ciclistas, e na garantia das interdições durante o percurso para a segurança viária dos participantes.

Às 7h da manhã, o movimento em frente à Praça Santuário começou a ficar intenso com a chegada dos ciclistas, que iriam pagar promessa ou agradecer por uma promessa alcançada. Muitos aproveitaram o percurso na companhia da família, outros, em grupos de ciclismo ou mesmo sozinhos.

O professor Bruno Pinheiro, de 32 anos, conta que por ser de família católica sempre acompanhou as procissões e que esta é a terceira vez que participa da romaria feita pelos ciclistas. “Este ano a ciclo romaria está sendo especial, pois não pude participar da Trasladação e nem do Círio. É a primeira vez que estou entrando em contato direto com Nossa Senhora”, disse o professor.

“O apoio da Semob é muito importante pela quantidade de ciclistas que tem na rua e eles (agentes de trânsito) fazem um trabalho muito bom na condução da Ciclo Romaria, fechando as ruas pra proteger os ciclistas”, disse Bruno Pinheiro.

O ponto de concentração ia ficando mais movimentado conforme a saída da imagem peregrina se aproximava e a sensação de gratidão pelo retorno da romaria era grande entre os que aguardavam ansiosos o momento de estar do lado da Santinha.

“É a primeira vez que estou participando da Ciclo Romaria em si”, conta a professora Roberta Martins, de 43 anos. “É uma sensação de gratidão. Durante a pandemia eu passei a andar mais de bicicleta e foi nesse período que a gente fortaleceu a nossa fé”, completou.

Para garantir a segurança dos ciclistas durante o percurso, agentes de trânsito da Semob estavam marcaram presença desde às 6h no perímetro da Basílica Santuário para orientar o fluxo. A partir do início da procissão, foi feita a interdição da avenida Nazaré, com a avenida Generalíssimo Deodoro, para garantir a organização e a fluidez dos veículos, com o objetivo de evitar a formação de congestionamentos.

A operação da Ciclo Romaria contou com a presença de oito agentes, três viaturas e uma moto para acompanhar os 14km de percurso, cujas vias seriam liberadas conforme a romaria fosse passando.

Texto:

Amanda Mardock