Ciclofaixas garantem mais segurança a ciclistas na ilha em Mosqueiro

Max Magno é autônomo e usa a bicicleta para ir ao trabalho. Ele mora em Mosqueiro e aprovou a malha cicloviária que Prefeitura de Belém está implantando, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), desde a segunda-feira, 4 de julho.

Estão também em implantação as ciclofaixas nas avenidas 15 e 16 de Novembro. Essa malha vai interligar a orla da ilha, a partir do Chapéu Virado até a Agência Distrital de Mosqueiro, na Pratiquara.

“Uso a bicicleta para trabalhar e na minha locomoção. Com as novas ciclofaixas, ficou mais seguro. Tá ótimo de andar, pois está tudo sinalizado”, disse Magno. O autônomo espera que os condutores de carro e de moto respeitem o espaço do ciclista. “Estávamos precisando”, afirma.

“Já estava na hora da 16 de Novembro contar com ciclofaixa”, comentou o também autônomo Carlos Zaire. “É muito importante, pois é mais segurança para gente”, completou.

Verão da Gente – Os trabalhos de implantação das ciclofaixas em Mosqueiro, começaram no início de julho, dentro da programação do Verão da Gente, da Prefeitura de Belém.

Ao todo, o projeto abrange 3.818,27 metros de faixa exclusiva para ciclista e a previsão de conclusão é até este final de semana.

A ciclofaixa da Avenida 16 de Novembro (da Av. Beira Mar até a Rua 15 de novembro, próximo da Vila) tem uma extensão de 3,25 km e na 15 de Novembro, conta com uma ciclofaixa de 568,27 metros, que vai da Tv. Coronel José Mota até a Tv. Pratiquara.

Revitalização do Ver-o-Rio – A Semob revitalizou 875,72 metros de ciclofaixa no Ver-o-Rio e Avenida Marechal Hermes, se interligando à ciclofaixa da Avenida Visconde (Doca) de Souza Franco. A revitalização começou a ser feita no dia 30 de junho e terminou na quinta-feira passada, dia 7.

Além da ciclofaixa, foi revitalizada a sinalização de eixo, retenção, placa de “Pare”, faixa de travessia e estacionamento.

Malha cicloviária – Com a implantação das ciclofaixas de Mosqueiro, a Prefeitura de Belém, através da Semob, já implantou uma malha de 134,89 Km de ciclofaixa e ciclovia na cidade e em seus distritos, até julho de 2022. Em 2021, a malha chegava a 126 Km. Neste ano, já foram implantados 8,89 Km de ciclofaixa.

Texto: Leonardo Fernandes