O que você procura?

Ciclovia da Almirante Barroso será interditada para avanço das obras do BRT

CreateThumbnailAs obras para implantação do sistema BRT Belém, na Avenida Almirante Barroso, avançam esta semana com o início da construção de mais uma das sete estações previstas para a via. Para a execução dos serviços e instalação do novo canteiro de obras, a ciclovia sofrerá nova interdição, a partir deste sábado, 21.

O novo ponto a ganhar uma estação será o cruzamento da Avenida Júlio César, sendo uma plataforma com acesso para cada sentido da via. A obra começou no último dia 06s com a edificação da primeira estação em dois pontos próximos à Travessa Antônio Baena.

De acordo com diretor do Departamento de Obras da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, as obras são necessárias para a integração entre os bairros mais distantes e o centro da cidade. “As estações da Almirante Barroso farão parte de um circuito integrado com as que já estão sendo finalizadas na Avenida Augusto Montenegro, para reduzir o tempo de viagem entre a via e o centro de Belém”, explica o engenheiro.

Ciclovia – Devido à obra, a ciclovia que passa pela Almirante Barroso, no trecho entre as Avenidas José Malcher e Tavares Bastos, precisará ser interditada a partir das 20 horas deste sábado. Sendo assim, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) orienta os ciclistas que, se possível, evitem a área interditada e desviem caminho por vias alternativas enquanto permanecerem as obras, como, por exemplo, pelas avenidas Júlio César, Brigadeiro Protásio, Duque de Caixas e José Bonifácio. Em locais onde não há sinalização específica, os ciclistas podem trafegar normalmente pelas vias desde que adotem medidas de segurança, como transitar próximo ao meio-fio, parar no sinal vermelho, não andar na contramão da via, entre outros.Ao final do período de obras, a ciclovia será liberada em toda sua extensão.

 Agentes da Semob estarão nos pontos interditados da Avenida Almirante Barroso para orientar os ciclistas. Toda a área será sinalizada com avisos de interdição e de rotas alternativas. “Optamos por interditar toda a ciclovia no trecho São Brás/Tavares Bastos para maior segurança dos ciclistas, evitando que eles entrem na canaleta do BRT como rota de fuga da interdição e coloquem suas vidas em risco. Os ciclistas devem pegar os caminhos alternativos e estar atentos para fazer o desvio no local certo, com segurança”, alerta o diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas.

Com a previsão de começar a operar de forma experimental ainda neste primeiro semestre, a primeira etapa do sistema integrado do BRT Belém vai funcionar a partir do terminal de integração do Mangueirão e seguirá até o ponto de retorno em São Brás, em frente à praça da Leitura, ligando os dois pontos em uma viagem de aproximadamente 20 minutos.

Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Arquivo-Agência Belém
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)