Ciclovia da Almirante Barroso será interditada para avanço das obras do BRT

CreateThumbnailAs obras para implantação do sistema BRT Belém, na Avenida Almirante Barroso, avançam esta semana com o início da construção de mais uma das sete estações previstas para a via. Para a execução dos serviços e instalação do novo canteiro de obras, a ciclovia sofrerá nova interdição, a partir deste sábado, 21.

O novo ponto a ganhar uma estação será o cruzamento da Avenida Júlio César, sendo uma plataforma com acesso para cada sentido da via. A obra começou no último dia 06s com a edificação da primeira estação em dois pontos próximos à Travessa Antônio Baena.

De acordo com diretor do Departamento de Obras da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, as obras são necessárias para a integração entre os bairros mais distantes e o centro da cidade. “As estações da Almirante Barroso farão parte de um circuito integrado com as que já estão sendo finalizadas na Avenida Augusto Montenegro, para reduzir o tempo de viagem entre a via e o centro de Belém”, explica o engenheiro.

Ciclovia – Devido à obra, a ciclovia que passa pela Almirante Barroso, no trecho entre as Avenidas José Malcher e Tavares Bastos, precisará ser interditada a partir das 20 horas deste sábado. Sendo assim, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) orienta os ciclistas que, se possível, evitem a área interditada e desviem caminho por vias alternativas enquanto permanecerem as obras, como, por exemplo, pelas avenidas Júlio César, Brigadeiro Protásio, Duque de Caixas e José Bonifácio. Em locais onde não há sinalização específica, os ciclistas podem trafegar normalmente pelas vias desde que adotem medidas de segurança, como transitar próximo ao meio-fio, parar no sinal vermelho, não andar na contramão da via, entre outros.Ao final do período de obras, a ciclovia será liberada em toda sua extensão.

Agentes da Semob estarão nos pontos interditados da Avenida Almirante Barroso para orientar os ciclistas. Toda a área será sinalizada com avisos de interdição e de rotas alternativas. “Optamos por interditar toda a ciclovia no trecho São Brás/Tavares Bastos para maior segurança dos ciclistas, evitando que eles entrem na canaleta do BRT como rota de fuga da interdição e coloquem suas vidas em risco. Os ciclistas devem pegar os caminhos alternativos e estar atentos para fazer o desvio no local certo, com segurança”, alerta o diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas.

Com a previsão de começar a operar de forma experimental ainda neste primeiro semestre, a primeira etapa do sistema integrado do BRT Belém vai funcionar a partir do terminal de integração do Mangueirão e seguirá até o ponto de retorno em São Brás, em frente à praça da Leitura, ligando os dois pontos em uma viagem de aproximadamente 20 minutos.

Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Arquivo-Agência Belém
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)