Círio de Icoaraci deve reunir 150 mil fiéis no próximo domingo, 27

Sem Descrição

Quando Samuel Ribeiro saiu da cidade de Colares, no nordeste do Estado, não imaginou que a mudança seria muito mais que um endereço. As dificuldades encontradas pela família ao chegar no distrito de Icoaraci foram grandes, mas o caminho para superar foi ainda maior: a fé em Nossa Senhora das Graças, padroeira da Vila Sorriso. Neste domingo, 27, Samuel será um dos cerca de 150 mil devotos que acompanharão o 64ª Círio pelas ruas de Icoaraci.

“Quando chegamos aqui não tínhamos onde morar, foi aí que uma tia ofereceu os fundos de sua casa e passamos a viver em dois cômodos”, contou. Seis anos depois, Samuel alcançou o que considera a maior de todas as graças: comprou o terreno onde construiu a casa em que mora com a família. “Eu poderia ter largado tudo de mão, mas ao alcançar a primeira graça decidi me entregar mais ainda aos caminhos da fé”, explica, emocionado.

Marco Antônio Sousa de Araújo, gestor em Relações Humanas, faz parte da Guarda de Nossa Senhora das Graças e vive o Círio de forma ainda mais intensa. “Herdei a fé dos meus avós, assim como meu conhecimento no trabalho de restauração de imagens católicas, então, aguardo com muita ansiedade o dia do evento”.

Para a grande procissão, que será realizada na manhã de domingo, a Prefeitura de Belém, através da Agência Distrital, disponibilizará o apoio da Guarda Municipal, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Defesa Civil. A Semob vai deslocar para o distrito oito agentes, duas viaturas e quatro motos; a Guarda Municipal trabalhará com duas viaturas, 10 agentes de segurança e o apoio do Grupamento Tático. Já a Defesa Civil vai atuar com 60 voluntários. Os efetivos também estarão disponíveis na Trasladação, durante a noite de sábado, 26.

A missa que antecede a romaria será celebrada às 6h, na igreja de São Sebastião, de onde os fiéis seguem até a igreja Matriz. O percurso, de aproximadamente seis quilômetros, passará pelas principais vias do distrito, entre elas a Siqueira Mendes; travessa Lopo de Castro; rua Manoel Barata; 2ª Rua até a travessa Berredos; rua Coronel Sarmento e rua Pe. Júlio Maria.

Samuel conhece muito bem esse percurso e todo ano aproveita o momento de proximidade com a padroeira para agradecer, não só pela conquista da casa própria, mas pela saúde da família e pelos empregos conquistados por ele e pelo pai. “O mês de novembro é sempre de muita ansiedade e emoção para mim. Sou devoto de Nossa Senhora das Graças e quero poder mostrar a todos que quando intercedemos a ela com fé e devoção, o impossível passa a não existir”, afirma o jovem que, após a procissão, vai reunir pais, irmãos e sobrinhos para o tradicional almoço do Círio, servido no belo quintal da tão sonhada moradia. “Coisas melhores ainda virão para minha vida e de minha família graças a ela, que sempre esteve ao meu lado me amparando”, conclui.

Serviço:

Círio de Nsa. Sra. das Graças

Domingo, 27

6h, com saída da igreja de São Sebastião

(*Texto com colaboração de Marcus Palheta)

Texto: Natasha Albarado
Foto: Arquivo – Alessandra Serrão / Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)