Círio de Nazaré 2022 é oficialmente aberto com missa e nova iluminação na praça Santuário

O 230° Círio de Nazaré foi aberto oficialmente na noite desta terça-feira, 4, com a missa e a inauguração da iluminação realizada pela Prefeitura de Belém na Praça Santuário, localizada em frente e no entorno da Basílica de Nazaré.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da missa celebrada pelo acerbispo da capital paraense, Dom Alberto Taveira, que contou com a presença de diversas autoridades e da população que lotou a Basílica.

Após a celebração, o Círio foi oficialmente aberto pelo acerbispo e o prefeito Edmilson Rodrigues. Também foi inaugurada a iluminação da Praça Santuário realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

A iluminação temática conta com elementos luminosos de anjos com corneta, conjuntos de notas musicais e uma cascata. O espaço também contará com uma imagem luminosa de Nossa Senhora montada com lâmpadas de LED e que fará o giro de 360º.

Emoção e compromisso com a tradição religiosa e cultural

O prefeito Edmilson Rodrigues ressaltou, que após dois anos sem a realização do Círio de Nazaré – por causa da pandemia da covid-19 -, é uma grnade emoção a prefeitura contribuir para que a maior festa religiosa dos paraenses se realize.

Ele enfatizou que a prefeitura investiu recursos para que a economia se desenvolva. “Ao iluminar a cidade, ao iluminar o asfalto em todo o caminho de Nazaré, ao criar verdadeiros monumentos iluminados em vários pontos da cidade, nós reforçamos essa tradição. Além disso, vamos colocar elementos fixos para que, em qualquer período do ano, o turista que venha a Belém possa fazer o caminho de Nazaré com a estações sinalizadas. Viva o Círio, viva o amor e a renovação”, declarou o prefeito.

Iluminação temática

Além da decoração e iluminação da Praça Santuário, a Prefeitura de Belém também montou diversas iluminações temáticas em vários pontos da cidade. Na avenida Doca de Souza Franco, uma imagem de Nossa Senhora com 27 metros de altura, 11m e 60cm de largura será montada em cima de um dispositivo rotacional. As avenidas Nazaré e Presidente Vargas também contam com grandes iluminações temáticas em todo o corredor das vias.

“Achei muito bonita a iluminação aqui da praça. Muito importante esse trabalho da prefeitura, pois já dá esse clima total de Círio”, afirma o professor Rodrigo Lima, morador de Icoaraci.

Durante a abertura do Círio, o prefeito Edmilson Rodrigues também inaugurou o novo Museu Memória de Nazaré e participou do jantar de celebração da festa.

O arcerbiso de Belém, Dom Alberto Taveira, disse que é de grande importância a união de esforços para a realização do Círio. “Tudo isso dá um significado muito importante no que estamos vivendo. Uma infinidade de pessoas para preparar o Círio de Nazaré. Hoje começam dias muito importantes”.

Apoio – A Prefeitura de Belém atua com diversos serviços na preparação da cidade para o Círio e também durante as procissões. A Guarda Municipal vai realizar o apoio em 13 procissões com os grupamentos Operacional, Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda da Capital (Rondac), Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e administrativo.

Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) atuarão nos bloqueios da vias e na organização do trânsito. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já realizou a podagem das árvores das vias que fazem parte do trajeto do Círio.

A Defesa Civil Municipal vai atuar com voluntários em todas as procissões. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) montará postos de atendimento à população durante o domingo do Círio e na Trasladação. Na Romaria Fluvial serão disponibilizadas a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial e duas ambulanchas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Texto: Victor Miranda

Foto: Marcos Barbosa – Agência Belém