Círio de Nossa Senhora do Ó reúne milhares de fiéis em Mosqueiro

CreateThumbnailNeste domingo, 11, o distrito de Mosqueiro recebeu o 148º Círio de Nossa Senhora do Ó, padroeira da ilha. Iniciado em 1868, a manifestação religiosa recebe a cada ano um número maior de fiéis, para este ano, a agência Distrital de Mosqueiro confirmou a expectativa de 50 mil participantes. Entre eles, estava o técnico em telefonia Alexandre Portal, 37 anos. Nascido em
São Paulo, Alexandre se mudou com os pais para o distrito aos 9 anos de idade, e a família nunca mais deixou de frequentar o Círio de N. S. do Ó.
“A gente vem todo ano pra agradecer as graças alcançadas, a saúde, pedir paz. Não costumo fazer promessas é mais pra agradecer mesmo” contou Alexandre, que hoje casado, e pai de dois filhos, continua participando com a família da festividade. Com o filho Ítalo, de 3 anos, nos ombros, ele acompanhava a procissão, enquanto o filho mais velho, de 13 anos, seguia com a mãe mais a frente. “Eu crio eles na igreja, os dois vêm desde pequenos pro Círio. Eu faço questão e eles gostam”, afirmou.
Segundo Alexandre Portal, a segurança que sente durante o Círio é um dos motivos para não deixar de trazer os filhos desde pequenos. “A segurança é 100%, eu me sinto tranquilo”, declarou.
Para garantir a segurança durante o evento, a Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, distribuiu 27 guardas, duas viaturas e quatro motos ao longo da procissão, além de contar com um reforço do Grupamento Ronda da Capital – Rondac, com nove motos e uma viatura. A Polícia Militar também participou do esquema de segurança com cerca de 50 homens.
“Durante a trasladação no sábado tudo transcorreu tranquilamente, sem nenhuma ocorrência e hoje nossa expectativa é a mesma. Estamos com um bom efetivo e esta é uma festa familiar, onde as pessoas vem para demonstrar sua fé”, afirmou o inspetor da GMB Abel Jaime Serrão dos Santos, que estava no comando da ação.
A festividade teve início às 7h da manhã com uma missão campal em frente à capela Sagrado Coração de Jesus, na praia do Chapéu Virado, celebrada pelo arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira. Às 8h foi dado início a procissão que seguiu pela Av. 16 de Novembro até a praça Matriz, um percurso de aproximadamente 8km.
O casal Pedro Paulo Castro, 69 anos, e Adércia Castro, 72 anos, moram em Belém, mas fizeram questão de ser deslocar para Mosqueiro especificamente para participar do Círio. Acordaram cedo para acompanhar a missa, às 6h da manhã já estavam em frente à igreja, e às 8h seguiram com a procissão.
“Sempre que dá, a gente vem. É muita fé e emoção, apesar de ser menor que o de Belém não perde em emoção”, destacou o aposentado.
Durante todo o trajeto, 12 agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), uma viatura e quatro motos estiveram distribuídos permitindo a fluidez do trânsito conforme avançava a procissão. De acordo com o supervisor de trânsito da Semob, Manoel Carneiro da Costa Filho, se cumpriu a expectativa de três horas de duração do trajeto, que seguiu com tranquilidade.
A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) enviou ainda um hidrojato e um carro pipa para auxiliar a limpeza de todo o percurso. Já a Defesa Civil participou do evento com um trabalho inédito, os 100 voluntários que participaram da procissão receberam treinamento dentro da Agência Distrital de Mosqueiro e a partir de hoje poderão atuar em todos os eventos realizados na ilha.
O agente distrital de Mosqueiro, Benedito Cavallero, que é morador da ilha há 22 anos, avalia a festividade como um grande sucesso. “A gente vê que é sempre diferente, nunca se repete. A cada ano que passa atraindo mais gente. Contamos com o apoio total das forças de segurança e foi impecável, graças a Deus”.
A procissão chegou a praça Matriz por volta de 11h. Em seguida, uma missa campal foi celebrada também pelo arcebispo de Belém para encerrar a festividade.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)