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Código de Trânsito Brasileiro passa por mudanças

???????????????????????????????????????????????A partir deste sábado, 1° de novembro, o Código de Trânsito Brasileiro sofrerá algumas mudanças em relação às infrações cometidas no trânsito. As alterações foram propostas pela Polícia Rodoviária Federal e têm por objetivo diminuir o índice de acidentes de trânsito no país.

Para tentar reduzir os índices atuais em 50% até 2020, foram modificados 11 artigos do Código de Trânsito Brasileiro. Entre eles estão os que dispõem sobre as seguintes infrações: ultrapassar na faixa contínua em pontes, viadutos ou pela direita usando o acostamento, cuja multa pecuniária passará dos atuais R$ 191 para R$ 957, e ultrapassagem forçada, que é a que mais vai pesar no bolso do motorista infrator, já que o valor saltará para R$ 1.915.

Com a nova lei, o motorista que beber não poderá mais pagar fiança, e quem participar de racha também irá preso. Nesse último caso, a multa que hoje é de R$ 575, a partir de novembro passa para R$ 1.915. Em alguns casos os condutores podem pegar de três a seis anos de prisão e, além disso, ainda poderão ter a habilitação suspensa e o veículo apreendido.

 Educação

Muito antes do Código de Trânsito Brasileiro sofrer essas alterações, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) percebeu a importância de não apenas punir os motoristas irresponsáveis, como também trabalhar com a educação e conscientização no trânsito. Por isso, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do órgão vem desenvolvendo diversos projetos e ações voltados ao público em geral.

Exemplo disso é o ‘Semob na Escola’, programa que contempla atividades pedagógicas desenvolvidas nas escolas da rede pública municipal, estadual e privada, localizadas, principalmente, nos grandes corredores de tráfego da capital.

Segundo o educador Manoel Pinheiro, os projetos de educação têm como objetivo principal a conscientização de que o trânsito é um sistema interligado, onde a ação de cada pessoa desencadeia um resultado que pode ou não ser planejado. “Além disso, a coordenadoria também vem desenvolvendo campanhas de educação para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, todos com foco na educação e também construção de um trânsito mais humano e cidadão,” disse Manoel.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: João Gomes – NID Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)