Cotijuba comemora 125 anos com ampla programação da Prefeitura de Belém

??????o ??????o ??????oOs moradores de Cotijuba puderam fugir à rotina na manhã desta terça-feira, 11. Na Praça Antônio Tavernad, próximo ao porto, diversas atividades atraíam a atenção da população. Um bolo de um metro e meio, bem ali, no meio da praça, sinalizava a comemoração pelo aniversário de 125 anos de uma das mais famosas entre as 42 ilhas pertencentes à capital paraense.

Apenas 40 minutos de barco separam a ilha da capital. Distância ínfima comparada às belezas exóticas que o lugar reserva, a começar pelo trajeto, que é feito de barco, o que proporciona ao visitante apreciar belas imagens da baía do Marajó.

Francisca Tavares não se cansa de contemplar as maravilhas do local onde vive há mais de 30 anos. “Eu amo essa ilha. É um ótimo lugar para se viver, cheio de paz e tranquilidade. Hoje estou muito feliz por poder comemorar o aniversário desse recanto tão querido e amado por todo o povo paraense”, festeja.

A programação especial de aniversário da ilha, realizada pela Administração Regional de Outeiro (Arout) em parceria com diversas secretarias municipais, contou com apresentações de danças regionais, de coral infantil e de praticantes de capoeira, além da oferta de serviços para a comunidade.

Projetos como o “Brinca Belém”, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), levaram diversão para a criançada. “Estamos sempre vindo à ilha e oferecendo essa variedade de opções para as crianças brincarem e se divertirem de maneira saudável e educativa. É uma satisfação imensa poder ver a alegria estampada no rosto delas”, ressaltou o coordenador do projeto, Ednaldo Monte.

Moradora da ilha há quatro anos, Adriana Keila levou os dois filhos para se divertir no evento. “Estou adorando toda essa programação, principalmente porque tem atividades voltadas somente para as crianças. Difícil vai ser tirá-los daqui”, ponderou Adriana.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), também esteve presente às comemorações com o projeto “Semob na Comunidade”, que permite ao cidadão emitir documentos como passe fácil estudantil e sênior. A estudante Elisângela Souza aproveitou a oportunidade para obter a segunda via do passe estudantil. “Ainda bem que eles estão aqui porque eu havia perdido minha carteira e só agora posso tirar outra. Quando vou a Belém estudar não sobra tempo para fazer esse tipo de coisa”, relatou a estudante.

O artesanato também teve destaque na programação. Artesãos locais puderam exibir seus trabalhos produzidos com matéria-prima retirada da natureza local. “É uma grande alegria que a Prefeitura está nos proporcionando ao nos permitir expor o nosso trabalho, que é feito com tanto carinho e dedicação, num momento tão importante para a ilha”, comemorou a artesã Betânia dos Santos.

“Hoje é um dia de festa para a população de Cotijuba. São 125 anos de história. Mas também estamos aqui para ouvir as demandas da população. Aos poucos, com pequenas ações, vamos conseguindo resolver os problemas existentes. Já melhoramos bastante, principalmente no caso da mobilidade urbana. Hoje os moto-taxistas são regularizados e os moradores podem usufruir desse serviço com segurança no transporte. O próximo passo é padronizar os charreteiros, que são a marca registrada aqui da ilha”, enfatizou a agente distrital de Outeiro, Elizete Cardoso.

Texto: Vanessa Lago
Foto: Tássia Barros – Comus
Coordenadoria Municipal de Turismo do município de Belém (BELEMTUR)