Cruzamento em São Brás será interditado para conclusão de obras do BRT

2016.07.21 - PA - Belém - Brasil: Obras da estação São Brás do BRT. Tapumes da obra. Foto: Oswaldo Forte

A partir deste domingo, 8, o cruzamento das avenidas Ceará e Almirante Barroso será interditado para prosseguimento nas obras da canaleta do Sistema Bus Rapid Transit Belém (BRT Belém), em São Brás. A interdição começa a partir das 10h, para isolamento da área de obras, e deve durar cerca de 20 dias.

De acordo com diretor de obras da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, a obra representa importante avanço para o funcionamento do BRT. “A nova pista de concreto servirá para dar continuidade à canaleta da avenida Almirante Barroso, seguindo pela José Malcher, contornando a praça da Leitura até retornar para a Almirante.  Essa adequação irá permitir que os ônibus do BRT parem nas estações de São Brás e façam o retorno no sentido Entroncamento, representando importante ponto de integração do sistema”, explica o engenheiro.

Junto da canaleta, também será implantado um trecho de ciclovia, além de feitos ajustes no pavimento asfáltico e no canteiro central. A obra nas estruturas das estações de passageiros de São Brás encontra-se na fase de acabamento.

Devido ao bloqueio, não será possível acessar a avenida Gov. José Malcher via avenida Ceará. Os motoristas deverão desviar o trajeto pela travessa Antonio Baena, na altura da avenida João Paulo II, seguir pela travessa Castelo Branco e retornar para a José Malcher.

Ônibus – As linhas de ônibus também terão seus itinerários desviados para a avenida João Paulo II e deverão seguir viagem da seguinte forma:

– A linha Arsenal, no sentido bairro/Centro, fará: rua Jabatiteua, travessa Francisco Monteiro, avenida Ceará, avenida João Paulo II, travessa Antonio Baena, rua Antônio Barreto, travessa Castelo Branco, avenida Gov. José Malcher, a destino;

– A linha Cipriano Santos – Presidente Vargas, no sentido Canudos/Condor, fará: avenida Cipriano Santos, travessa 2ª de Queluz, avenida Ceará, com desvio pela avenida João Paulo II, a destino;

– A linha UFPA – Presidente Vargas, no sentido UFPA/Centro, fará: avenida José Bonifácio, avenida Almirante Barroso, avenida Cipriano Santos, travessa Teófilo Conduru, avenida Ceará, desvio pela avenida João Paulo II, a destino. O mesmo trajeto será realizado pela linha Médice – Presidente Vargas, a partir da Almirante Barroso e no sentido centro/bairro;

– As linhas Canudos – Praça Amazonas (Perimetral) e Canudos II – Praça Amazonas (Tucunduba), no sentido Canudos/Jurunas, farão: rua Silva Rosado, travessa Francisco Monteiro, avenida Ceará, com desvio pela avenida João Paulo II, a destino;

– A linha Canudos – Ver-o-Peso, no sentido bairro/Centro, fará: rua Roso Danin, travessa 2ª de Queluz, avenida Ceará, com desvio pela Av. João Paulo II, a destino;

– A linha Guamá – Presidente Vargas, no sentido UFPA/Centro, fará: avenida José Bonifácio, rua Paes e Souza, rua Barão de Mamoré, rua dos Mundurucus, travessa Teófilo Conduru, avenida Ceará, com desvio pela avenida João Paulo II, a destino.

Estações – A estação Almirante Barroso, em frente ao Terminal Rodoviário de Belém, será a maior de todas, com uma extensão de cerca de 150 metros e área de 750 metros quadrados. Junto dela, funcionará, de forma conjugada, um ponto de embarque e desembarque das linhas alimentadoras. Já na José Malcher, com 65 metros de extensão e 256 metros quadrados de área, haverá parada somente dos ônibus do BRT.

*Com informações da SeMOB

Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Oswaldo Forte
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)