Distrito de Outeiro realiza o 63° Círio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

CreateThumbnailAcontece no próximo domingo, 4, no distrito de Outeiro, o 63° Círio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que tem como tema “Maria, com misericórdia divina, rogai ao Pai por nós”. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Agência Distrital de Outeiro (Arout). A programação inicia às 6h, com a celebração da missa, na Paróquia Imaculada Conceição, localizada na Avenida Manoel Barata.

Segundo o padre Maurício Dias, que está na organização do Círio pelo segundo ano consecutivo, a preparação para procissão inicia em setembro, com as peregrinações nas casas dos moradores. “O Círio não começa no primeiro domingo de dezembro. Ele se inicia com as peregrinações da imagem padroeira, que visita as casas dos moradores. Nosso principal objetivo é unir as famílias e a comunidade, levando a oração e os testemunhos de fé da igreja católica”, diz.

De acordo com a Agente Distrital, Elizete Cardoso, a expectativa para este ano é de que mais de 20 mil pessoas passem pelo distrito. “Fizemos um trabalho de limpeza e recapeamento asfáltico por toda a ilha. É importante ressaltar também que a Estrada do Fama, a rua das Orquídeas e a rua das Mangueiras passaram por grandes obras de saneamento e isso contribui diretamente no aumento do fluxo de pessoas na ilha. A expectativa para o Círio deste ano é a melhor possível. Esse momento é para nós refletirmos e agradecermos”, explica a agente.

O evento contará com a segurança da Guarda Municipal de Belém (GMB), que disponibilizará um efetivo de 25 homens, além do reforço da Superintendência Executiva de mobilidade Urbana de Belém (Semob), que irá organizar o trânsito ao longo da procissão.

Trânsito – No sábado, dia 3, quando acontecerá a procissão da Trasladação, a partir das 19h, os devotos seguirão pela avenida Nossa Senhora da Conceição, rua do Amor, avenida Beira Mar, rua Dr. Ubirajara Filho, avenida Alegre até a Capela de São Francisco de Assis.

Já no domingo, o percurso da procissão partirá da Capela de São Francisco de Assis, depois seguirá pela avenida Alegre, rua Dr. Ubirajara Filho, rua São Miguel, avenida BL 10, avenida Nossa Senhora da Conceição, rua Manoel Barata, até a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

De acordo com a SeMOB, as vias pertinentes aos percursos serão temporariamente interditadas, sendo liberadas gradativamente após as passagens das romarias. A frota dos ônibus que fazem viagem rumo ao distrito de Outeiro também será reforçada. A partir das 6h, quem desejar seguir para o distrito para participar das festividades contará com mais 40 veículos, além dos 22 já disponíveis em dias normais.

Além do cortejo religioso, quem passar pela ilha poderá prestigiar os shows musicais que iniciam no dia 4 e seguem até o dia 10, na Paróquia Imaculada Conceição, sempre a partir das 18h.

Programação Cultural

Dia 4 – Banda Portal do Arrocha

Dia 5 – Skema M e Cia

Dia 6 – Renato Júnior