Elaboração do plano de mobilidade urbana de Belém terá participação popular

Sem Descrição

Belém está um pouco mais à frente na elaboração do seu Plano de Mobilidade Urbana e Revisão do Plano de Parcelamento Uso e Ocupação do Solo. Na tarde desta quarta-feira,4, o prefeito Zenaldo Coutinho e a titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, Maisa Tobias, assinaram um aditivo ao termo de cooperação técnica celebrado com a empresa Embarq Brasil, referência em soluções de mobilidade urbana no país, para assessoramento às comissões municipais de gestão, estruturação e acompanhamento que já estão trabalhando neste projeto.

“Um dos problemas mais destacados na nossa cidade é o trânsito e a mobilidade e por isso precisamos ter um plano que leve em conta a ocupação do solo e o direito da pessoas, para quem mora na cidade. Estamos buscando parcerias inteligentes, aditando este convênio para trazer boas práticas do Brasil e do mundo, para fazer uma Belém mais moderna e voltada para qualidade de vida das pessoas”, disse o prefeito Zenaldo Coutinho após a assinatura do convênio.

Atualmente o plano está sendo construído por uma comissão que integra prefeitura, sociedade e academia na busca de soluções e planejamento da cidade, um grande avanço diante de um cenário brasileiro onde poucas cidades já tomaram esta iniciativa de planejamento.

“São poucas as cidades no Brasil que desenvolveram seus planos de mobilidade então é bom ver que Belém vai se unir a essas que estão nesse esforço importante. Uma vez realizado, o plano vai nortear todos os investimentos para cidade, toda busca de recursos, seja federal ou internacional”, disse Luis Lindau, diretor da Embarq Brasil.

Agora a Semob pretende continuar liderando as reuniões de trabalho das comissões formadas pelo prefeito Zenaldo Coutinho e pelos secretários de Urbanismo, Meio Ambiente, Economia, Gestão e Planejamento, Habitação, Saneamento, Semob, presidências da Codem e da Fumbel, Comus, representantes da Câmara Municipal de Belém e da Ordem dos Advogados do Brasil, técnicos dos órgãos, sociedade civil representada pela Associação dos Deficientes Físicos, Conselho Municipal do Idoso, Federação Paraense de Entidades de Movimento Social, Comissão de Ciclomobilidade de Belém, Observatório Social de Belém e Universidades na busca de, em breve, realizar uma audiência pública sobre o projeto.

“É importante trazer essa experiência acumulada da Embarq Brasil para prover conhecimentos que vão nos ajudar a dar prosseguimento ao plano que já iniciamos. Nós estamos na construção do diagnóstico da cidade e brevemente estaremos fazendo uma importante audiência pública para que a população possa dizer para onde quer que a cidade  se desenvolva, fazendo assim um plano que atenda esses anseios em termos de mobilidade urbana”, acrescentou Maisa Tobias da Semob.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)