O que você procura?

Estudantes fazem prova do Enem em Belém com gratuidade garantida no transporte público

Os mais de 63 mil inscritos em Belém para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) tiveram a gratuidade do transporte garantida pela Prefeitura, por meio do Decreto Municipal Nº 108.559/2023, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 01 de novembro. A medida também garantiu o reforço na quantidade de ônibus disponíveis à população neste domingo.

Para o estudante Leon Cruz, de 23 anos, que pretende cursar engenharia civil, foi um alívio ter como preocupação apenas a prova, já que o transporte para chegar ao local do exame estava garantido de forma gratuita. 

“Fico muito feliz por saber que a Prefeitura está ajudando a gente com esse papel, isso é uma aposta na educação, que que existe para transformar o mundo”, enfatizou o estudante. Até chegar ao local de prova, Leon ainda iria pegar dois ônibus.

“Eu soube ontem, pelo jornal, dessa medida de gratuidade no transporte pra quem iria fazer o Enem. Pagar R$ 4, 00 para quem não tem nada é muita coisa, porque a pessoa pode deixar de pagar o ônibus e garantir uma outra necessidade, como uma água, ou um lanche”, completou o candidato. 

Nesta primeira etapa das provas realizadas neste domingo, 5, os estudantes responderam questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como História, Geografia, Filosofia e Sociologia. 

A estudante Izabel Cristina Silva, de 16 anos, lembrou, principalmente, dos estudantes que precisam pegar mais de uma condução. “É uma medida muito eficaz, porque aí a gente não precisa gastar dinheiro de ônibus. Tem alunos que moram muito longe do seu local de prova e precisam pegar mais de um ônibus. O dinheiro que gastaria com o transporte é mais uma preocupação se não fosse a gratuitidade”.   

Em todo o Estado, 74,2% (170.154) dos inscritos foram isentos da taxa de inscrição no Exame, porque enquadraram em um dos seguintes quesitos: matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2023); estudaram em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; pessoas que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

No próximo domingo, 12, os alunos voltam aos locais de prova para responder questões de Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para a qual o decreto de gratuidade aos estudantes também valerá de 8h às 22h. 

Texto:

Márcia Lima