Feriado de finados movimenta cemitérios e visitação supera estimativa de 60 mil pessoas

Cemitério São Jorge

O dia mal havia começado e o fluxo de pessoas já era intenso nos cemitérios da capital paraense neste Dia de Finados. Somente na manhã desta quarta-feira, 2, mais de 40 mil visitações foram registradas pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) nos cemitérios municipais de Santa Izabel (Guamá), São Jorge (Marambaia) e Soledade (Batista Campos).

De acordo com a diretora do Departamento de Necrópoles, Simone Aguiar, o movimento deste período da manhã já supera as expectativas de público estimado. “Esperávamos o total de 60 mil visitantes, mas com certeza até o final deste dia a estimativa será superada, podendo chegar a 70 mil, número que somado aos das visitações que antecederam o feriado pode chegar a 90 mil”, afirma.

Para melhor atender a esse público, a Prefeitura de Belém realizou um trabalho que unificou esforços de várias secretarias, garantindo serviços de limpeza, como roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo dos arredores de sepulturas, além de poda de árvores dos espaços e do entorno.

Arlene da Silva Costa, 63, perdeu o pai há 38 anos, e desde então viaja de Goiás para Belém para prestar sua homenagem. Para ela, a distância nada significa quando o amor permanece vivo no coração.

“Este é um momento em que posso me sentir mais próxima de meu pai e de meu irmão também, por isso venho todos os anos para amenizar a saudade deixada por eles”, disse, emocionada. “É gratificante chegar aqui e ver que o local onde estão meus dois amores encontra-se preservado, limpo e seguro”, completou, satisfeita, referindo-se ao espaço de Santa Izabel, a necrópole que recebe maior movimento de pessoas nesta data.

O espaço, que possui aproximadamente 48 mil sepulcros, entre catacumbas, jazigos, mausoléus, ossuários e jardineiras, recebeu antes mesmo do feriado cerca de 10 mil visitas e nesta quarta-feira mais 25 mil, totalizando 35 mil visitações.

Já no Cemitério de São Jorge, o segundo mais visitado, registrou o total de 23 mil visitações antes e durante o feriado.

Ainda segundo Simone Aguiar, o trabalho integrado foi o que influenciou no aumento do fluxo de pessoas nos espaços em comparação aos anos anteriores. “Houve um reforço operacional de guardas municipais que estiveram garantindo a segurança das pessoas. Além disso, agentes de trânsito da Semob (Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém) realizaram rondas e estiveram nas ruas orientando o fluxo de veículos. Isso deixa o público mais seguro para sair de casa e vir prestar suas homenagens”, ressaltou a diretora do Departamento de Necrópoles.

A segurança chamou a atenção até de quem veio de Cametá, como foi o caso de Helena Cursino, 52. “Ver o número grande de guardas municipais nas ruas me deixou mais tranquila para visitar os meus amigos que já partiram e que estão sepultados aqui no São Jorge”, disse, enquanto comprava flores.

Icoaraci – O cemitério do Tapanã, administrado pela Agência Distrital de Icoaraci, também recebeu serviços dos órgãos municipais. Somente neste espaço, 80 agentes de limpeza e 20 roçadeiras garantiram o conforto de milhares de pessoas.

Texto: Natasha Albarado
Foto: Tássia Barros – Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)