Fiscalização da prefeitura flagra imprudência na pista do BRT

CreateThumbnailBastou aguardar alguns minutos para a fiscalização da prefeitura flagrar ciclistas e motociclistas transitando em local indevido e pedestre se ariscando com travessias em pontos de risco, entre outras irregularidades. Na tarde desta quarta-feira (19), um acidente entre um ônibus e uma moto foi registrado na pista do BRT da avenida Augusto Montenegro e a suspeita é de que a causa tenha sido justamente trânsito em local proibido. Testemunhas dão conta de que uma conversão indevida, feita pelo piloto da moto, teria resultado no acidente, o que poderá ser confirmado após a emissão do laudo pericial.

De acordo com o servidor público João Bosco, flagrantes desse tipo são comuns na área. “Infelizmente, muitas pessoas não levam em consideração os riscos que essa conduta traz pra sua própria vida. A pista do BRT é exclusiva para a circulação dos ônibus, mas mesmo assim, ainda tem gente que insiste em permanecer no erro e se expor ao perigo”, lamenta.

Na Almirante Barroso a situação é parecida. A ciclovia da avenida estava interditada para as obras de edificação das estações do BRT, mas muitos ciclistas resistiram em adotar as rotas alternativas indicadas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e optavam em circular na pista expressa do BRT.

Moradora do bairro do Una, a dona de casa Maria de Nazaré acredita que o problema maior está na pressa do cidadão. “Na correria de chegar aos seus compromissos, muitas pessoas tentam encurtar seus caminhos fazendo o errado, mas esquecem de que preservar nossa vida é o mais importante, independente de qualquer coisa”, enfatiza.

Segurança – A circulação de pedestres, ciclistas e condutores particulares é proibida no corredor do BRT, que é uma via destinada exclusivamente aos ônibus expressos e articulados. A avenida Augusto Montenegro, no trecho concluído de obras entre o Terminal Mangueirão e o Complexo do Entroncamento, bem como a extensão da avenida Almirante Barroso, conta com toda a sinalização de trânsito adequada, como placas de limite de velocidade, semáforos, conversão proibida e, sobretudo, faixas de pedestres, indicando os locais adequados para travessia. “A Semob vem realizando campanhas especiais de orientação e fiscalização nos principais corredores do município, sobretudo naqueles que concentram um fluxo elevado de veículos, e na pista do BRT. Porém, é necessário que a população também faça sua parte. Não adianta sinalizar, colocar semáforo, lombada, se no final o ser humano não tiver responsabilidade. É importante que o cidadão tenha consciência em respeitar as normas de trânsito e zelar pela sua segurança”, ressalta o diretor de trânsito, Marcos Chagas.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Fernando Sette – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)