Fiscalização desativa ponto irregular de mototaxistas na Augusto Montenegro

CreateThumbnail (4)Com o objetivo de combater a atividade irregular de mototaxistas e a criminalidade na capital paraense, a Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal de Belém (GMB) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizou na manhã desta quarta-feira, 22, a operação “Tróia”, ao longo da Avenida Augusto Montenegro.

Durante a fiscalização foram apreendidas quatro motos que estavam em situação irregular, e feita a autuação dos condutores. Além disso, um ponto de mototáxi não autorizado foi retirado da entrada do bairro do Una.

Segundo o inspetor Roberto Campos, da Guarda Municipal, a operação ocorreu após mapeamento da Semob que identificou pontos irregulares de mototaxistas. “O primeiro ponto [no Una] nós fizemos a demolição do local e autuamos os motociclistas que trabalhavam de forma irregular. Já no outro perímetro, próximo ao conjunto Parklandia, os mototaxistas eram regularizados pela prefeitura, e nós apenas orientamos para que eles regularizassem o ponto”, explicou.

Ao todo, cerca de 20 guardas do grupamento operacional, Grupamento de Ações Táticas e Ronda da Capital, acompanhados de agentes da Semob – com guincho e carro munck -, estiveram envolvidos na operação.

De acordo com coordenador da força tarefa para ordenamento do espaço público, Cláudio Mercês, “essa operação é realizada em todos os bairros de Belém, e, com base nos dados da Semob, 40% da frota é irregular, por este motivo, a Prefeitura de Belém vem realizando estas operações visando coibir a irregularidade, e proporcionando uma cidade mais segura aos munícipes”, enfatizou o coordenador.

Para a moradora do bairro do Una, Danusa Pereira, 30 anos, a prevenção é uma das melhores formas de coibir os assaltos naquela área. “Aqui no bairro ocorrem muitos roubos, e tem quem se prevaleça da função de mototaxista –irregular – para ser ‘aviãozinho’ do tráfico. Então, quanto mais fiscalização, menor o índice de criminalidade”, avalia.

Ainda nesta manhã, equipes de fiscalização da Secretaria de Economia (Secon) fizeram a retirada de equipamentos não licenciados/padronizados das avenidas Visconde de Souza Franco e Marechal Hermes. Todos já haviam sido notificados anteriormente, porém, não cumpriram as orientações.

Para a retirada dos equipamentos, os proprietários devem procurar a Secon no prazo de 72 horas.

Texto: Karla Pereira
Foto: Divulgação / Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)