Fiscalização nas linhas de ônibus de Belém já resultou em 185 autuações

Desde segunda-feira, 28, a Prefeitura de Belém realiza operação conjunta de fiscalização ostensiva nas linhas de ônibus para assegurar a oferta de ônibus e coibir a redução de frota nos serviços.

Até quarta-feira, 30/03, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Guarda Municipal (GMB) executam a ação e já contabilizaram, até o momento, 185 autuações a 16 empresas de ônibus, sendo 11 municipais e cinco metropolitanas, por restringir a oferta de transporte, em conformidade com o Regulamento de Transporte Coletivo por Ônibus. A operação segue até este sábado, 2 de março.

A fiscalização ocorre em oito pontos estratégicos nos grandes corredores de tráfego, incluindo Mosqueiro, no período da manhã e da tarde/noite nos horários de pico, com um efetivo de 50 agentes (Semob e GMB) em cada turno.

Tarifa – O objetivo da fiscalização é garantir a oferta de ônibus e evitar que não ocorra falha nos serviços por redução de frota, em decorrência do aumento na tarifa de R$ 4,00 homologada pelo prefeito Edmilson Rodrigues, que considerou o poder aquisitivo da população.

A nova tarifa, que passou a vigorar a partir desta segunda-feira, 28, está bem abaixo do que foi solicitado pelos empresários, que pedim R$ 5,12.

“O objetivo da ação conjunta, feita pela GMB e Semob, visa fiscalizar a prestação de serviços das empresas de transporte público na cidade”, disse a superintendente da Semob, Ana Valéria Borges.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Marcos Barbosa – Comus