Frentes de trabalho noturnas recuperam asfalto da avenida Augusto Montenegro

CreateThumbnail (7)Na noite desta quinta-feira, 11, a Prefeitura de Belém ampliou as frentes de trabalho para recuperação do pavimento asfáltico da avenida Augusto Montenegro. Três equipes trabalharam simultaneamente nos dois sentidos da via, no trecho que compreende a rodovia do Tapanã e a rua Betânia, via de entrada para o bairro do Benguí. Duas retroescavadeiras foram utilizadas para auxiliar o serviço de recuperação do asfalto. Nesta sexta-feira, 12, a partir das 20h, os trabalhos continuam no mesmo trecho da avenida. Na programação de reparos está também incluído o perímetro da avenida localizado no distrito de Icoaraci.

Além do trabalho noturno, outras equipes atuam durante o dia em trechos de vias em toda a cidade, e também nos distritos. São utilizadas diariamente mais de 115 toneladas de asfalto e o investimento mensal supera R$ 1,5 milhão, incluindo obras de recuperação e terraplenagem.

Obras para recuperação do asfalto foram recentemente realizadas e serão novamente executadas em trechos da avenida Mário Covas, rua Yamada, rodovias Transcoqueiro e Tapanã, rua Benjamim, na Cabanagem, rua do Una, assim como em diversas vias dos bairros do Marco, Curió-Utinga e Tenoné.

De acordo com Nelma Siqueira, diretora de obras viárias da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), o asfalto desgasta naturalmente em decorrência do tráfego intenso. “Essa deterioração ocorre com maior frequência e de forma mais acentuada neste período chuvoso. Popularmente, chamamos ‘couro de jacaré’ ao desgaste que se apresenta no asfalto em forma de trincas, pelo formato que se assemelha à pele do animal. A água da chuva penetra nessas fissuras, encharcando o solo que serve de base e sustentação para a camada asfáltica. Dessa forma, o asfalto se rompe e os buracos aparecem”, explica a diretora da Sesan.

“O trabalho da Prefeitura de Belém consiste em recompor o asfalto, eliminando os buracos e substituindo o revestimento que apresenta fissuras mais acentuadas, evitando, assim, que buracos apareçam nestes trechos recuperados da via”, acrescenta Nelma.

A diretora da Sesan explica, ainda, que as obras do Sistema Bus Rapid Transit (Sistema BRT) que avançam na avenida Augusto Montenegro contemplam a substituição da base que sustenta o asfalto, garantindo que os novos trechos de pavimento suportem mais carga e tenham maior durabilidade. Uma rede de drenagem eficiente também está sendo implantada na via, com a finalidade de evitar alagamentos que facilitam o desgaste no asfalto.

“A nova base que está sendo empregada nos novos trechos da avenida tem em sua composição a brita adicionada a cimento, o que garante maior durabilidade ao asfalto e redução no aparecimento de fissuras e buracos”, detalha.

O trabalho de recuperação do pavimento asfáltico nesta quinta-feira, 11, estava programado para começar às 20h, mas devido à chuva não foi possível cumprir o horário. Com atraso de mais de duas horas, os serviços foram iniciados depois das 22h. “Esta é uma das dificuldades de se atuar nesta época do ano, uma vez que as chuvas favorecem a abertura de buracos e ao mesmo tempo impedem que o trabalho de recuperação avance da forma esperada. O asfalto molhado reduz a aderência do asfalto aplicado, comprometendo a qualidade do serviço”, explica Nelma, justificando a necessidade de aguardar condições meteorológicas adequadas para iniciar as atividades.

O comerciante Welington Matos, 32, utiliza diariamente as avenidas Augusto Montenegro, Centenário, rodovias do Tapanã e Arthur Bernardes, rua Yamada e vias do bairro do Benguí para atender seus clientes. Em todas essas vias existe um trabalho recorrente de recuperação asfáltica para garantir a segurança do tráfego. “É muito importante este trabalho que está sendo realizado pela Prefeitura para recuperar essas vias. Facilita o acesso e deixa o trânsito mais seguro”, destacou.

Texto: Lauro Lima
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN)