Grades de isolamento da canaleta do BRT serão recolocadas

79340_252503A prefeitura de Belém deve recolocar, até o final da próxima semana, as grades metálicas que faziam o isolamento do corredor do BRT na avenida Augusto Montenegro (no trecho que vai do Entroncamento até o Mangueirão) e que vêm sendo furtadas e/ou sofrendo vandalismo por parte de munícipes. As grades haviam sido colocadas para evitar que pedestres, ciclistas e veículos não autorizados transitem por áreas proibidas do BRT, e, assim, garantir a segurança de todos.

As grades metálicas, na cor amarela e com cerca de um metro de altura, foram colocadas sobre os blocos de concreto ao longo de todo o corredor do BRT, nos dois sentidos. Com as grades instaladas, os pedestres só poderiam cruzar as pistas nas faixas próprias para travessia. Porém, nos últimos dias, os índices de furto e vandalismo cresceram bastante e as pessoas passaram a atravessar em lugares proibidos, aumentando o risco de acidentes.

O empresário Ronaldo Freire conta que já viu pessoas cometendo esse tipo de vandalismo e recrimina o ato. “Essa ação acontece principalmente de madrugada. A Prefeitura sempre recoloca, mas a população tira de novo, para facilitar a rota. É um absurdo”, comentou.

Já foram mais de 50 metros de grades perdidas, um prejuízo de mais de 20 mil reais para os cofres públicos. Quem for flagrado furtando ou quebrando as grades pode responder por crime de furto e danificação do patrimônio público.

“É fundamental a conscientização de todos, pois as grades foram uma medida tomada pela Prefeitura junto ao Consórcio do BRT, para evitar acidentes. Na via, há faixas de pedestres sinalizadas e semáforos, não há porque os pedestres colocarem a própria vida e de outros em risco”, alertou o engenheiro da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Eduardo Mello, que fiscaliza as obras.

A Seurb, junto ao Consórcio do BRT, Guarda Municipal, Polícia Militar e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) estão estabelecendo estratégias para coibir acidentes e atos de vandalismos e roubos das grades de proteção da pista do BRT.

Texto: Priscylla Gester
Foto: Tássia Barros – Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)