Icoaraci celebra a 69a edição do Círio de Nossa Senhora das Graças

A aposentada Maria de Nazaré Lima dos , 73 anos, acompanha, todo ano, o Círio de Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci, a 20km do centro de Belém. A romaria ocorre há 69 anos, no último domingo de novembro. Dona Maria sempre fez questão de participar das procissões da trasladação, no sábado, e do Círio, no domingo, para agradecer pelo dom da vida.

Porém, em 2020, primeiro ano de pandemia da covid-19, a devota conta que não pôde participar das homenagens, que ocorreram em formato de carreata. “Eu não participei porque ainda tinha medo, a pandemia tava forte”, contou. Mas neste domingo, 28, dona Maria voltou a prestar a sua homenagem à padroeira do distrito.

Dona Maria estava feliz de voltar a testemunhar a fé na festa católica. Mas antes de ir às ruas garantiu a imunização contra a covid-19. “Eu nao saia antes e agora me vacinei com as três doses. E hoje tá sendo muito importante estar aqui”, disse.

O tema do Círio  2021, “Maria mostra o Caminho”, descreve bem o sentimento dos fiéis, que aguardavam na Orla De Icoaraci, em frente à Capela de São Sebastião, a saída da carreata com a imagem de Nossa Senhora das Graças, para seguir pelas principais ruas do distrito de Icoaraci.

Por volta das 9h, iniciava-se o 69° Círio, que passou pelas principais vias: Rua Siqueira Mendes (1ª Rua), Av. Lopo de Castro, Rua Manoel Barata (3ª rua), Rua dos Berredos, Rua Juvêncio Sarmento (5ª Rua), Av. Lopo de Castro, Rua Padre Júlio Maria (3ª Rua), até a Igreja Matriz.

Prefeitura de Belém no Círio de Icoaraci – Nas principais vias do trajeto do Círio, a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), coordenou ação integrada com serviços de limpeza das vias, retirada de entulhos, adequação da iluminação, serviços de recuperação asfáltica e sinalização. Serviços executados pelos os órgãos municipais de Sanemanto (Sesan), Urbanismo (Seurb), Guarda Municipal de Belém (GMB) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Homenagem – A frente do prédio da Adic, localizado na rua Manoel Barata, foi palco de homenagens para Nossa Senhora das Graças, com fogos de artifício e cânticos marianos.

“A Prefeitura de Belém está integrada, para garantir o melhor Círio para nossa gente. O Cirio aqui é um dos maiores que a gente tem, só perde para o Cirio de Belém. É com muito orgulho que a gente pôde estar colaborando com a igreja. Esse momento é de alegria, esperança e renovação de fé. Que Nossas Senhora abençõe o nosso trabalho, à frente do Distrito”, destacou a Agente Distrital de Icoaraci, Ellana Silva.

A diarista Rosiane Corrêa do Silva, 47, reside no Paracuri I e estava ansiosa para vivenciar mais um Círio. Era a oportunidade para homenagear e agradecer pela graça alcançada há 17 anos: ter a casa própria.

“Desde quando Nossa Senhora das Graças me concedeu a graça da minha casa, eu acompanho o Círio. Todo ano me dedico aqui na procissão. Eu vou fazer o percurso completo, de moto, com meu marido”, comentou Rosiane, que, ao ser questionada sobre o pedido para este ano, não hesitou em dizer: “Peço para que essa pandemia acabe”.

Texto: Joyce Assunção

Foto: Mácio Ferreira/Ag. Belém