Líderes comunitários conhecem detalhes do sistema BRT Belém

Apresentação do Sistema BRT pra Comunidade

Mauro Phima, líder comunitário da área do Parque Verde, admite: não levava muita fé de que o BRT Belém iria beneficiar tanto assim a comunidade dele. Mas depois de um encontro promovido pela Prefeitura de Belém na noite desta segunda-feira, 6, para explicar como funcionará a fase inicial do sistema, a ser implementado até o final deste mês, Mauro pôde tirar dúvidas e comemorar muitos ganhos que não pensava em ter.

“Foi, de fato, esclarecedor. Tivemos clareza de como tudo funcionará e temos agora a missão de fazer uma colocação muito boa disso para a comunidade. No começo, não achei que seria algo tão interessante, mas agora já vi que teremos muitas opções que irão beneficiar nossa comunidade”, comemorou. “Só de pensar que podemos sair do Parque Verde, ir até ao Terminal Mangueirão e de lá escolher qual ônibus queremos pegar, só pagando uma passagem, inclusive com a opção de voltar para Icoaraci, isso já é um ganho e tanto. Imagine quando o restante da obra estiver concluído com novos benefícios”, disse.

O encontro foi aberto ao público, mas direcionado em especial a líderes comunitários do Tapanã, Parque Verde e outras áreas do entorno. Eles terão a missão de multiplicar a informação e tirar muitas dúvidas que eles mesmos tinham antes do encontro, organizado pelo Ama Belém com a presença de Gilberto Barbosa, diretor geral da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob, para explicar, detalhe por detalhe, o funcionamento do sistema BRT Belém, em sua fase experimental.

A uma plateia atenta, Gilberto Barbosa explicou, por exemplo, que nesta fase experimental, os ônibus BRT serão somados ao sistema de transporte existente. A população de Belém ainda contará com os ônibus expressos, que continuarão a fazer viagem normalmente na faixa expressa – que irá começar já em frente ao Mangueirão, e não mais no Entroncamento, como é hoje – e com linhas regulares que farão viagem pelo lado da fora da canaleta, realizando o embarque e desembarque de passageiros ao longo de todas as avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso. Também aproveitou a oportunidade para listar as linhas que, inicialmente, terão integração com o BRT Belém no Terminal Mangueirão: Jardim Sideral – Dom Pedro II, C. Maguari – Ver o Peso (A. Barroso), Icoaraci – A. Barroso, Cabanagem – Ver o Peso, Águas Negras – São Brás, Tapanã – Ver-o-Peso, Tapanã II – Ver-o-Peso, Tapanã – Felipe Patroni, Cordeiro de Farias – Ver-o-Peso, Cordeiro de Farias – Pte Vargas, Canarinho / Tapajós – Ver-o-Peso e Tenoné – Pátio Belém, totalizando uma frota de 58 veículos.

“Temos três pontos centrais de destinos de viagem no Centro de Belém, de onde os ônibus retornam: avenida Presidente Vargas, Conselheiro Furtado/Padre Eutíquio e Ver-o-Peso. Mas hoje, nem todas as comunidades têm linhas que seguem até os três pontos, e as pessoas acabam tendo que pagar mais de uma tarifa para chegar até ao seu destino. Com essa possibilidade de integração, além de todos os benefícios que o BRT terá, já está contemplado, de cara, o benefício de dotar a todas as comunidades dessa área de Icoaraci/Augusto Montenegro com linhas que chegam até os três destinos, via integração no Terminal Mangueirão. E muita gente que queria seguir para Icoaraci também será contemplada”, detalhou Gilberto Barbosa.

O diretor geral da Semob explicou ainda como será o pagamento da tarifa urbana, que poderá ser realizado normalmente dentro dos ônibus comuns, das estações do BRT ou no Terminal de Integração do Mangueirão e foi aplaudido quando anunciou que todos os ônibus BRT terão ar condicionado e Wi-Fi grátis.

“Somos multiplicadores e vamos nos somar ao esforço da prefeitura de educar a população a usar esse novo sistema. No início já sabemos que haverá muita dúvida, foi assim quando começou a ter ônibus expresso, mas se todo mundo fizer o trabalho de divulgação da informação direito, logo o povo se acostuma e tudo se ajeita. A tendência é só melhorar o sistema de transporte público, então vai dar certo”, elogiou Araceli Cavalcanti, presidente do Conseg II Tapanã.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Adriano Magalhães
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)