Maio Amarelo aborda cuidados no transporte escolar

Prefeitura de Belém organiza e fiscaliza o transporte escolar na capital.Dentro da programação “Maio Amarelo”, mês dedicado a ações de educação e segurança no trânsito, a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) prepara uma programação especial para tratar da segurança no transporte escolar, neste sábado dia 23. Às 9h, heverá uma palestra educativa no auditório do órgão, dirigida aos motoristas desse tipo de condução, sejam eles cadastrados ou que estejam buscando a regularização para operar regularmente.

“Neste ano nós lançamos um processo de cadastramento e recadastramento para os operadores que atuam nesta categoria. A resposta do setor não foi como imaginávamos e por isso vamos aproveitar o evento para reabrir o cadastro e proporcionar com que as pessoas ou empresas que operam o serviço possam regularizar sua situação junto a Semob”, explicou Evany Alves, diretora de transporte.

O cadastramento do transporte escolar é obrigatório para todos que realizam o serviço. Para o evento também foram chamados 25 motoristas de ônibus escolar da Secretaria Municipal de Educação, para atuializarem e aperfeiçoarem os conhecimentos sobre a atividade.

Balanço

No início do ano a Semob abriu cadastramento para interessados em operar regularmente o transporte escolar na cidade. Apenas 50 condutores se cadastraram. Para aumentar a segurança das famílias que contratam o serviço, as conduções passarão a ter identificação na lateral dos veículos e identidade visual própria, permitindo aos cidadãos saber quem é regularizado.

“Além disso vamos incentivar que as pessoas optem pelo transporte legalizado que é mais seguro e tem a garantia do órgão competente que avaliou as condições dos operadores. A identificação dos veículos é uma garantia para quem usa o serviço pois, através dele, podemos identificar o operador e aplicar a punição, caso cometa alguma irregularidade”, reforça Gilberto Barbosa, diretor geral da Semob.

Para as novas concessões não há limitação de vagas. Os interessados devem cumprir as exigências para esse tipo de transportes do município de Belém, tais como documentação, vistoria do veículo, habilitação e tempo de experiência exigidos.

Serviço:

Palestra sobre Transporte Escolar

Data: sábado, 23

Local: Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) – Av. Júlio César, 1026

Texto: Nathalia Petta
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)