Maio Amarelo atrai crianças com ações de educação no trânsito

57251_15396557251_153973Manuela Nazaré tem apenas sete anos, mas já sabe os riscos que a imprudência no trânsito pode causar. Ela estuda na Escola Bosque, que recebeu na manhã desta terça-feira,5, a primeira ação do Maio Amarelo, movimento organizado pela sociedade civil organizado em parceria com as entidades públicas em vários países com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Manuela garante que vai repassar à família o que aprendeu. “Tenho um tio que já foi atropelado uma vez, mas o motorista estava alcoolizado, por isso atropelou meu tio. Não se deve dirigir assim”, afirmou a pequena, que fez questão de participar de todas as atividades educativas durante a ação.

Esta é a primeira vez que Belém adere ao Movimento Maio Amarelo. Estão sendo realizadas ações em escolas, blitzes educativas, palestras para condutores de vans escolares e para profissionais de saúde, entre outras atividades,todas desenvolvidas pelo Projeto Vida no Trânsito, por meio da Referência Técnica de Prevenção de Acidentes e Violências do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e outros órgãos públicos e privados.

Para a coordenadora da Referência Técnica de Prevenção de Acidentes e Violências,Maísa Moreira, é importante a abordagem educativa com as crianças, porque são elas que tendem a alertar os pais. “A proposta é trabalhar em quatro escolas, para abordarmos as crianças até 12 anos. Normalmente essa faixa etária ou é pedestre ou ciclista, então a gente tem trabalhado muito nessa questão de como eles devem se comportar em uma via. A gente acredita também que os menores conseguem chamar melhor a atenção dos pais. Por isso, trabalhamos nas escolas para que essas crianças cheguem em casa e comunique à seus pais e façam a diferença dentro da sua casa”, pontuou Marisa.

De acordo com o titular da Secretaria de Saúde, Sérgio Figueiredo, durante o Maio Amarelo será feita a intensificação das ações de promoção à saúde e de prevenção de acidentes de trânsito, mediante a mobilização do setor saúde e outros órgãos afins. “É preciso promover a mudança de hábitos de condutores e também pedestres. Nós recebemos nos PSMs um grande número de pessoas que entram por acidentes de trânsito, e hoje a prevenção é o melhor caminho a se seguir”, frisou.

Programação do Maio Amarelo:

– Ações em escolas – 8h às 12h

14/05 :  Escola Estadual Visconde de Souza Franco

19/05: Escola Municipal Paulo Freire

26/05 :Escola Municipal Alzira Pernambuco

– Blitz Educativas – 9h às 11h

08/05 : São Brás – Av. Almirante Barroso, cruzamento com José Malcher.

15/05: Cruzamentos do Ver-o-Peso.

23/05:  Palestra aos motoristas de veículos de transporte escolar. De 9h às 12h , no auditório da Semob.

28/05:  II Workshop de Gestão de Dados do Projeto Vida no Trânsito . De 9h às 12h, no Auditório da Uepa.

29/05:  De 09h às 11h. Ação educativa no Aeroporto Internacional de Belém.

Texto: Kezia Carvalho
Foto: João Gomes – NID Comus
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)