Maio Amarelo chama atenção para prevenção de acidentes de trânsito

NOVOS SEMÁFOROSPela primeira vez, Belém vai aderir ao Movimento Maio Amarelo, organizado pela sociedade civil em parceria com as entidades públicas em vários países com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Serão realizadas ações em escolas, blitzes educativas, palestras para condutores de vans escolares e para profissionais de saúde, entre outras atividades. Todas as atividades serão desenvolvidas pelo Projeto Vida no Trânsito, por meio da Referência Técnica de Prevenção de Acidentes e Violências do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e outros órgãos públicos e privados.

A cor amarela foi escolhida por ser representativa de atenção nos semáforos, levando ao objetivo do evento, que é chamar a atenção de toda a sociedade para o trânsito seguro. Assim, busca-se atingir a meta de reduzir a ocorrência de acidentes de trânsito. Já a escolha do mês de maio deu-se em referência ao fato da Organização das Nações Unidas (ONU) ter decretado, em maio de 2011, a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, além de ser o mês em que acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela.

De acordo com a Lista Única de Vítimas (LUV), realizada pelo grupo de análise do Projeto Vida no Trânsito da Secretaria Municipal de Saúde de Belém, com base nos bancos de dados fornecidos pelo Detran e pelo SAMU 192, foram registradas 1.437 vítimas de acidentes no trânsito no período de janeiro a março de 2014. Dentre os tipos de acidentes, os que mais se evidenciaram foram atropelamentos, queda de moto e colisão entre veículos. A faixa etária mais atingida foi a população jovem com 749 casos, onde 20 pessoas foram a óbito.

O secretário municipal de saúde de Belém, Sérgio Figueiredo, afirma que estes dados são preocupantes e que por isso estão sendo realizadas ações urgentes de prevenção de acidentes de trânsito dentro da cidade de Belém, buscando, sobretudo, o engajamento de toda a sociedade para a redução das estatísticas e novas condutas para um trânsito mais seguro.

“Durante o Maio Amarelo, faremos a intensificação das ações de promoção à saúde e de prevenção de acidentes de trânsito, mediante a mobilização do setor saúde e outros órgãos afins, no sentido de promover mudança de hábitos, atitudes, valores culturais e situações ambientais, que interferem na ocorrência dos acidentes de trânsito, melhorando a qualidade da informação e reduzindo as taxas de sequelados e/ou óbitos por esses eventos”, explica.

Para a coordenadora do Projeto Vida no Trânsito e da Referência Técnica de Prevenção de Acidentes e Violências, Maisa Moreira, a expectativa é que as ações estimulem a mudança de comportamento da população de Belém em relação às medidas de segurança no trânsito. “Com essas ações esperamos criar um espaço de vivência, discussão e informação oferecendo à população uma prática segura no trânsito. Sendo muito importante o fato de criar na população o desejo pessoal de buscarem, por si sós, mudanças no estilo de vida para consequente promoção da saúde e da cultura de paz”, ressalta.

Segundo Maisa Tobias, superintendente da Semob, mudar o comportamento no trânsito é um processo lento, mas com resultados mais vantajosos. “Mudança de comportamento é algo que não se faz da noite para o dia e a Prefeitura de Belém vem investindo em ações educativas que visam essa mudança de hábitos no trânsito. Só quando tivermos uma sociedade consciente de que cada um tem um papel preponderante na mobilidade urbana, teremos um trânsito melhor e mais seguro, e o Maio Amarelo é um momento importante para acionar este alerta de que todos são responsáveis para fazer um trânsito melhor e com menos acidentes”, destaca.

Programação do Maio Amarelo:

– Ações em escolas – 8h às 12h: Escola Bosque Outeiro (05 de Maio), Escola Estadual Visconde de Souza Franco (14 de Maio), Escola Municipal Paulo Freire (19 de Maio) e Escola Municipal Alzira Pernambuco (26 de Maio).

– Blitz Educativas – 9h às 11h – São Brás – Av. Almirante Barroso, cruzamento com José Malcher (08 de Maio), cruzamentos da Padre Eutíquio, próximo à Batista Campos (11 de Maio),  cruzamentos do Ver-o-Peso (15 de Maio);

– II Workshop de Gestão de Dados do Projeto Vida no Trânsito – 9h às 12h – Auditório da UEPA (28 de Maio)

– Palestra aos motoristas de veículos de transporte escolar – 9h às 12h – Auditório da SEMOB (23 de Maio).

– Ação educativa no Aeroporto Internacional de Belém – 9h às 11h – Dia 29 de Maio

Com colaboração da Semob

Texto: Paula Barbosa
Foto: Oswaldo Forte