Manutenção contínua previne queda de árvores na capital

79727_256588O pedreiro Beto Vasconcelos estava saindo do trabalho, na manhã deste domingo, 11, quando passou pela Avenida Gentil Bittencourt, no trecho entre a Travessa Quintino Bocaiúva e Generalíssimo Deodoro, em Belém, e se deparou com o serviço de manutenção de árvores realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Mesmo sem ter formação na área, ele falou sobre a importância de cuidar das árvores da cidade. “Eu estou trabalhando aqui perto e tenho visto que esse trabalho está sendo realizado em vários trechos da cidade. Logo no começo eu não entendia porque estavam cortando tanto as árvores.Eu só comentava que estava feio, mas semana passada recebi a explicação de uma pessoa que entende do assunto, que disse que o serviço era para evitar quedas no período chuvoso, já que elas estavam muito grandes e com muitas ervas-de-passarinho”, conta.

Beto Vasconcelos afirma que hoje aprova o serviço de manutenção. “As árvores são serem vivos e precisam desses serviços. As pessoas sofrem com os transtornos, seja de trânsito ou falta de energia, mas é só um dia e serve também para nossa segurança”, avalia.

Os serviços de manutenção também foram realizados nas árvores da Travessa Quintino Bocaiúva, entre Conselheiro Furtado e Gentil Bittencourt. O morador José Alves aprovou a ação. “Sofremos com a falta de energia e a interdição do trânsito, mas é necessário fazer esse serviço. Temos que entender, para evitar riscos maiores”, afirma.

Cerca de 50 funcionários participaram da ação, realizando a poda de 15 árvores. Todo o serviço é baseado no Manual de Orientação Técnica da Arborização Urbana de Belém, instituído em 2013, onde constam as diretrizes e orientações da manutenção das árvores da cidade. No próximo final de semana, a ação voltará a ser realizada na Avenida Gentil Bittencourt, no trecho entre a Travessa Quintino Bocaiúva e Generalíssimo Deodoro, para a conclusão do serviço.

Todo o trabalho foi acompanhado pela equipe técnica da Semma, formada por engenheiros agrônomos e florestais. O diretor do Departamento de Áreas Verdes Públicas (DAVP) da Semma, Paulo Porto, explicou as etapas da manutenção. “Primeiro fazemos a avaliação dos vegetais e identificamos se precisamos só cortar um galho que esteja comprometido, só diminuir a altura, se é só livrar as luminárias ou se a árvore precisa de serviços mais completos. Se a árvore estiver com muitas ervas-de-passarinho e galhos secos precisamos uma poda de regeneração, que é mais conhecida como poda drástica, quando retiramos tudo que está desconforme”. Galhos que estavam para cima de residências e com risco de queda foram retirados durante a ação. “Muitas vezes nos questionam o motivo de não optarmos por simplesmente puxar as ervas-de-passarinho e arrancá-las. Mas isso não resolveria o problema, pois esses parasitas tomam conta e entram nos galhos. Se arrancarmos vamos tirar o problema externo, mas ele voltará a nascer. Então aí está a necessidade de cortar todo o galho. Caso contrário essas ervas vão atingir toda a árvore, vindo a secá-la, trazendo risco de queda”, completa Paulo Porto. As árvores que passaram pela poda de regeneração devem rebrotar, em média, no período de seis meses, de acordo com o diretor do DAVP.

Serviço: Solicitação de podas e vistorias. A população também pode ajudar a cuidar das árvores da capital paraense, não fazendo podas irregulares, não cortando raiz, ou informando a Semma sobre ocorrências de árvores com inclinação bastante acentuada ou com a raiz exposta. As solicitações de poda e vistoria de árvores que estejam em via pública devem ser feitas no protocolo da Semma, localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, Nº 2078, ou através do site www.belem.pa.gov.br/semma.

A ação realizada pela Semma, contou com o apoio das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), de Urbanismo (Seurb), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Celpa.

Texto: Ana Paula Azevedo
Foto: Tássia Barros – Comus
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)