Moradores da Pratinha recebem serviços sociais e de saúde

60373_174314Uma ação social integrada desenvolvida por órgãos municipais e estaduais leva aos moradores do bairro da Pratinha neste sábado e domingo, 26 e 27, serviços sociais e de saúde totalmente gratuitos e que estarão disponíveis na Escola Estadual Eunice Weaver e na Unidade Municipal de Saúde do bairro.

Durante a ação os moradores podem recorrer gratuitamente aos serviços de emissão de RG, Carteira de Trabalho (CTPS), Certidão de Nascimento, foto 3×4 e atendimento jurídico, além de um ambiente de beleza gerenciado pelo Instituto Embelleze . Um espaço da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) também está disponível para a emissão de 1ª e 2ª via do passe fácil estudantil e sênior, agendamento para solicitação de passe fácil especial e outros serviços de orientação de trânsito.

A dona de casa Lia Freitas de Souza, aproveitou a manhã deste sábado para retirar a segunda via de sua carteira de identidade. “Já tem um tempo que havia perdido este meu documento. Hoje tive a oportunidade de poder retirá-lo perto de casa e de graça”, disse. “Como estou em busca de emprego, aproveitei para tirar a minha carteira de trabalho também”, completou.

De acordo com a coordenadora do Pro Paz Belém, Marinalva da Silva, a expectativa de atendimento na escola Eunice Weaver é de 800 pessoas. “Preparamos os serviços de acordo com as necessidades dos bairros. As lideranças comunitárias nos solicitam e nós vamos atendendo em uma ordem de prioridade, de maior demanda, em cada bairro da capital. Buscamos facilitar aos moradores para que possam ter serviços de documentação, assistência jurídica e de saúde perto da sua casa”, explicou a coordenadora.

Serviços de Saúde

Já os serviços de saúde desenvolvidos na UMS da Pratinha, que também fica na rodovia Arthur Bernardes (próximo ao Ciaba), estão sendo realizando das 8 às 17h, com o atendimento de 240 consultas por turno. O atendimento é feito por dez médicos, sendo quatro clínicos, dois pediatras, um otorrinolaringologista, dois ginecologistas e um cardiologista. A triagem é feita pela equipe da Aeronáutica, parceira da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) no trabalho.

Estão sendo ofertados serviços de vacinas, orientação odontológica, aferição de pressão arterial, emissão de cartão SUS, encaminhamento para exames laboratoriais e consultas especializadas, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite e entrega de medicamentos após as consultas.

“Aproveitei pra trazer os filhos e netos para se consultar. É muito bom ter este serviço bem perto de casa”, disse a manicure Roseneide Machado.

O atendimento no bairro da Pratinha continua neste domingo, 27, nos mesmos locais. Estão envolvidas na iniciativa órgãos municipais como a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma); Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob); Portal do Trabalhador; Pro Paz Belém; Secretaria Municipal de Economia (Secon); Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).

A próxima ação já está marcada. Será no dia 7 de novembro, no bairro do Marco.

Texto: Andreza Carvalho
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)